Discussão do projeto do orçamento de Sorocaba somou 28 horas

Em 10 de novembro, o projeto será votado em primeira discussão

Por Cruzeiro do Sul

A partir desta quarta-feira (26), até o dia 31 de outubro, os parlamentares poderão apresentar emendas

Após o encerramento do ciclo de audiências públicas, nesta terça-feira (25), após mais de 28 horas de discussão em cinco diferentes dias, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 entra em nova fase. A partir desta quarta-feira (26), até o dia 31 de outubro, os parlamentares poderão apresentar emendas.

Em seguida, no período de 1º a 7 de novembro, a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parceria dará o seu parecer. Em 10 de novembro, o projeto será votado em primeira discussão. Inicia-se, então, o período de apresentação de emendas em segunda discussão, que vai de 11 a 18 de novembro.

 

O tempo esquentou...

O vereador Cesar Silva (Cidadania), de Votorantim, pediu questão de ordem ao final da sessão ordinária desta terça-feira (25) da Câmara, para informar a todos que protocolou na presidência da Casa de Leis, no último dia 20, o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) em desfavor ao vereador Rogério Lima (PP), por possível quebra de decoro parlamentar.

...na Câmara de Votorantim

No ofício, Cesar Silva cita que o pedido é devido aos fatos ocorridos no último dia 19, logo após o término da sessão comemorativa ao Dia do Professor, realizada nas dependências da Câmara, quando o vereador Rogério de Lima discutiu com um dos convidados, com um assessor parlamentar e com o próprio Cesar Silva.

“Vídeos comprovam que houve palavras de baixo calão, ameaças e perseguições, manifestadas em público, injustificáveis que apontam para possível quebra de decoro parlamentar”. O parlamentar solicitante disse que a CEI, se aberta, pode esclarecer os fatos e deliberar as devidas responsabilidades.

Augusto Nunes é afastado


A direção da Jovem Pan decidiu afastar o jornalista Augusto Nunes da Silva do programa “Os Pingos Nos Is”, um dos programas de maior audiência da emissora paulistana e também exibido nas plataformas de áudio e vídeo da Jovem Pan, até segunda-feira. A ordem vale até segunda-feira (31). Nesta terça-feira (25), Augusto Nunes usou as redes sociais para responsabilizar a direção da empresa pela sua ausência.

“Autorizado pelo vídeo em que o TSE negou a existência de censura da Jovem Pan, reafirmei no programa de ontem (segunda-feira) 4 expressões proibidas: ladrão, ex-presidiário, descondenado e amigo de ditadores. Hoje (terça-feira), pressionada pelo TSE e por Lula, a direção de Jornalismo da Jovem Pan dispensou-me dos Pingos até segunda que vem. Continuarei dizendo o que penso na Oeste”, escreveu no Twitter. Solidários a Nunes, os comentaristas Guilherme Fiuza e Ana Paula Henkel decidiram se ausentar do programa e só voltar na segunda-feira.

Ramuth na Região Metropolitana de Sorocaba

Felicio Ramuth (PSD), candidato a vice-governador do Estado na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos), visita três municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) nesta quinta-feira (27). Ele cumpre agenda em Itapetininga, Tatuí e Votorantim. Às 9h30, Felicio Ramuth visita a Feira de Itapetininga, na praça Peixoto Gomide.

Às 12h, o encontro será no Caetano Home Center, de Tatuí, localizado na travessa Romeu Picci, 458. Às 16h, em Votorantim, ele se reúne com apoiadores na sede da Apevo, na rua Antônio Fernandes, 50. A agenda foi montada pelo coordenador regional do PSD, André Moron.

Salto e o rodízio

O Saae de Salto voltou a aplicar o cronograma de abastecimento por turnos, em esquema de rodízio, nos bairros atendidos pela ETA João Jabour, que passa pela substituição de três dos quatro seus filtros. A ETA trata e distribui água para a região noroeste do município.

O fato de um dos quatro filtros estar parado para a reforma diminuiu a vazão de água da ETA de 80 para 64 litros por segundo -- o que, somado ao alto consumo dos últimos dias, tem esvaziado os reservatórios, “tornando insustentável” o abastecimento em tempo integral de todos os bairros.