Moradias populares em Maresias

Por Cruzeiro do Sul

O governo estadual publicou ontem a Lei nº 17.691 que autoriza a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) a desapropriar o terreno no bairro Maresias, em São Sebastião. No local, a companhia já iniciou as obras para construção de um conjunto habitacional, com 186 unidades, para atender as famílias que foram atingidas pelas chuvas em fevereiro deste ano. No local será construído um conjunto habitacional com quatro edifícios de quatro andares (térreo mais três pavimentos) com oito apartamentos de 44 metros quadrados por andar. As novas moradias devem receber cerca de 740 pessoas e a previsão é concluir as obras em 180 dias.

Audiências regionais

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado inicia em maio uma série de audiências públicas do Plano Plurianual 2024-2027 em todas as regiões do Estado, que vão definir as diretrizes e os objetivos estratégicos da gestão estadual para os próximos quatro anos e os programas para alcançá-los. O calendário prevê a realização de 18 audiências entre os dias 4 de maio e 1° de junho de 2023, conforme a secretaria. A participação se dará de forma virtual pela plataforma Teams. A medida é voltada para a população paulista em geral, além de entidades representativas e servidores de prefeituras e órgãos públicos municipais. O projeto de lei com o Plano Plurianual de 2024/2027 deve ficar pronto para ser enviado à Assembleia Legislativa até o dia 11 de agosto, quatro dias antes do prazo constitucional. Segundo o governo estadual, o objetivo é ampliar a participação popular nas discussões. Para a Região Administrativa de Sorocaba, a audiência será realizada no dia 9 de maio, às 14h. Simultaneamente às audiências, estará disponível no mesmo período o ambiente de votação do PPA-2024-2027. Através dele, os cidadãos podem escolher as áreas e projetos que, em sua opinião, colaboram para o desenvolvimento da região em que vivem. Para participar, o processo é simples: basta acessar o ambiente de votação e dar a sua opinião. O sistema também permite que os cidadãos façam comentários.

Nova concessionária

Sorocaba terá este ano a abertura de uma nova concessionária do Grupo Soma, direcionada às marcas RAM e Jeep. A nova loja contará com um investimento de R$ 7 milhões e, inicialmente, vai gerar cerca de 60 empregos diretos, além dos indiretos. O anúncio aconteceu durante reunião, na sexta-feira, do diretor do Grupo Soma, Adriano Cubas, e do gestor comercial da empresa, Marcelo Ferreira, com o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba. A nova loja terá 2 mil metros quadrados de área construída na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, próximo ao número 555.

Área da Ford

A Ford informou que concluiu a venda da fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba, para a São José Desenvolvimento Imobiliário. O imóvel de 830 mil metros quadrados será ocupado para atividades industriais de empresa do grupo Vicunha-CSN, em acordo subsequente entre CSN e São José Desenvolvimento Imobiliário.