Solenidade e exposição relembram a Revolução Constitucionalista
Após o ato cívico, o tradicional desfile da tropa partirá da praça para a avenida Eugênio Salerno com destino à escola Estadão
O Comando do Policiamento do Interior (CPI-7) realiza no domingo (9), às 9h, uma solenidade alusiva à Revolução Constitucionalista de 1932, na praça Nove de Julho, com a participação da Banda Regimental de Música da corporação. Após o ato cívico, o tradicional desfile da tropa partirá da praça para a avenida Eugênio Salerno com destino a escola estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão). Retornando pela mesma via, o desfile será finalizado na avenida Moreira César, próximo da rua da Penha.
Participarão integrantes do Centro Tecnológico da Marinha, Tiro de Guerra, Polícia Militar, 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), 14ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), Jovens Brasileiros em Ação, Grupos de Escoteiros, Ordem Demolay e Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.
Ainda em homenagem à memória da Revolução, estão expostos artefatos utilizados pelos combatentes do levante no Piso 1, bloco B, do Pátio Cianê Shopping. Objetos como granada, capacete, munições, medalhas e muitos outros pertences de soldados, podem ser contemplados por visitantes interessados em conhecer de perto esse episódio da história do Brasil.
A exposição Vitrine da Revolução de 32, realizada pela Prefeitura em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), é gratuíta e pode ser visitada até o dia 10 de julho, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h.
Complementar
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou a lei que concede o abono complementar pago a servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas do Estado e autarquias que recebem vencimentos abaixo do salário mínimo paulista, já reajustado neste ano para R$ 1.550. Aprovado de forma unânime pelos deputados estaduais, o projeto de lei complementar 87/2023 reajusta o abono em 17,42%, na comparação aos valores do ano passado.
Antirrábica
Diante da procura de alguns tutores de animais domésticos, o vereador Fernando Dini (MDB) solicitou à Prefeitura de Sorocaba a volta da campanha de vacinação antirrábica na cidade, que não é realizada desde 2019. O parlamentar lembra que, neste ano, Sorocaba registrou um caso de raiva animal, um morcego encontrado na zona leste, em maio.
Agosto Verde
A Lei nº 12.832, de 3 de julho de 2023, de autoria do vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), que institui em Sorocaba a Campanha Agosto Verde -- Mês da Primeira Infância, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população acerca da atenção que deve ser dispensada à primeira infância, foi publicada no Jornal do Município.
Títulos
A Câmara de Sorocaba aprovou ontem (6), em votação única, durante Sessão Ordinária, dois projetos de decretos legislativos que concedem títulos de Emérito Comunitário a líderes religiosos. A iniciativa de homenagear o apóstolo Estevam Hernandes Filho foi proposta pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos) e recebeu 15 votos favoráveis. A homenagem ao pastor Silas Malafaia, de autoria de Cícero João (PSD), foi aprovada com 11 votos favoráveis.