Quebrando Fronteiras ensina português a imigrantes em Sorocaba
As aulas são para todas as idades e ocorrerão todos os sábados, sem necessidade de inscrição prévia
A Prefeitura de Sorocaba realiza, a partir deste sábado (8), o projeto Quebrando Fronteiras, destinado a imigrantes de todas as origens residentes na cidade.
A iniciativa, que oferece aulas de português gratuitas, das 14h às 16h, nas dependências da sede da Secretaria da Cidadania (Secid), é uma parceria com a ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) e busca promover o acesso e facilitar o conhecimento da língua portuguesa ao público imigrante, com o intuito de auxiliar na comunicação dessas pessoas que vivem na cidade de Sorocaba.
“O projeto proporcionará melhores condições, tanto para a convivência no dia a dia por meio do idioma quanto na busca de oportunidades no mercado de trabalho”, frisa o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
As aulas são para todas as idades e ocorrerão todos os sábados, sem necessidade de inscrição prévia. O prédio da Secid fica na rua Santa Cruz, 116, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3212-6900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Efetivo policial
Um ofício do vereador Ítalo Moreira (PSC) solicitando o aumento do efetivo policial em Sorocaba foi entregue ao secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, pelo deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil).
“O secretário reconheceu o déficit de efetivo e se comprometeu a aumentar o efetivo policial da cidade, que é proporcionalmente um dos menores do Estado de São Paulo”, diz o parlamentar. Derrite, por sua vez, afirmou: “Temos hoje a pior defasagem na história do efetivo da PM e a recomposição é prioridade. O governador Tarcísio de Freitas já autorizou a contratação de 9.300 policiais, entre civis e militares, para este ano, e Sorocaba será contemplada, assim como todo o Estado”.
Ele também falou sobre os estudos para a implantação de um novo batalhão territorial da PM em Sorocaba.
Patrimônio
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba, conforme estabelece a Lei nº 12.833, de 3 de julho de 2023, de autoria do vereador Dylan Dantas (PSC), publicada no Jornal do Município.
Para o parlamentar, o programa, iniciado nos Estados Unidos e presente em vários países, e lançado no Brasil em 1983, é importante para a instrução de crianças do ensino infantil aos anos finais do ensino fundamental.
Ministrado por policiais treinados, o Proerd oferece conteúdo com base na ciência e em evidências sobre risco causado pelas drogas e o álcool, além de levar informações sobre violência, bullying e segurança na internet.
Geomapeamento
A Prefeitura de Piedade iniciou o geomapeamento de postes de iluminação pública da cidade. A ação consiste no emplacamento com um código único e cadastramento de cada poste, que reúne informações como a localização, altura das luminárias, fiação, recuo em relação a via, tipo de iluminação, entre outros.
O procedimento auxilia na identificação em casos de defeitos na iluminação pública e dá agilidade na manutenção ou troca das lâmpadas. O serviço foi implantado em fevereiro e já atendeu cerca de 2.700 postes. O objetivo é identificar 100% das luminárias públicas, tanto de lâmpadas convencionais quanto leds.
Adoção de cães
Neste sábado (8), das 9h às 13h, a Prefeitura de Sorocaba realiza uma feira de adoção de cães na Ceagesp, localizada na rua Terêncio Costa Dias, 300, no Parque Santa Isabel.
A ação faz parte do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, campanha permanente de adoção responsável de cães e gatos. Todos os animais disponibilizados para adoção são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados.