Projeto que obriga ponto de apoio a caminhoneiros avança na Alesp

Caminhoneiros e ajudantes necessitam de pontos de paradas de descanso adequados, com estruturas para acolher motoristas mulheres

Por Cruzeiro do Sul

Foi aprovado, no dia 2, no Congresso de Comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o projeto de lei nº 391 / 2023, de autoria do deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos), que torna obrigatória a instalação de pontos de apoio para caminhoneiros e ajudantes nos estabelecimentos que recebam ou despachem mercadorias por meio de caminhões.

O projeto está pronto para Ordem do Dia na Alesp. “Agora vamos trabalhar firme para que seja pautado e aprovado em Plenário”, disse o parlamentar. O projeto prevê que as empresas ofereceram pontos de apoios aos motoristas, com acesso a sanitários, sala de espera ventilada, equipada com bebedouro e rede wi-fi.

Segundo o deputado, os caminhoneiros e ajudantes necessitam de pontos de paradas de descanso adequados, com banheiros limpos, com possibilidade de um banho, estruturas para acolher motoristas mulheres.

“O Poder Legislativo precisa apoiar, incentivar e melhorar as condições de vida desses profissionais no período que estão longe de casa enfrentando muitas horas de viagens”, enfatizou Vitão do Cachorrão.

Mais oitivas

A Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal de Votorantim, que investiga supostas irregularidades no aumento dos salários da prefeita Fabíola Alves (PSDB), do vice-prefeito Rodrigo Kriguer (PSD), e dos secretários municipais, realiza hoje (11) a segunda sessão de oitivas das testemunhas da prefeita. Às 9h, será ouvido Márcio Roberto de Castilho Leme, presidente da OAB/Sorocaba; 9h45, será a vez de Guilherme dos Reis Gazzola, prefeito de Itu; 10h30, Péricles Gonçalves, prefeito de Capela do Alto; e às 11h15, o advogado João Leandro da Costa Filho. Por força de liminar, a investigação das supostas infrações político-administrativas contra o vice-prefeito está suspensa.

Operação Inábil

Uma quadrilha especializada em atacar site de órgãos governamentais foi desarticulada ontem (10) pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) -- que também teve a sua página na internet invadida -- durante a Operação Inábil. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Jundiaí e Penalva (MA). Na cidade paulista, um adolescente de 15 anos foi apreendido, enquanto que na maranhense, foi preso o líder do grupo.

Colesterol

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) registrou uma queda de 6,5% no número de internações em hospitais por doenças relacionadas ao colesterol nos seis primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Neste ano, 64,7 mil pessoas foram internadas por essa causa, contra 69,2 mil no ano passado. A diminuição é considerada importante por especialistas, já que níveis elevados de colesterol estão entre os principais fatores de risco associados às doenças cardiovasculares, que hoje são as principais causas de morte do País.

Destaque

A cidade de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi destaque nacional na quarta-feira (9) durante a 7ª edição do Prêmio Casos de Sucesso & ESG (Ambiental, Social e Governança do inglês, Environmental, Social and Governance), na categoria Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento. O evento ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.