Viaoeste conclui lançamento de vigas na Raposo Tavares
As vigas foram içadas por guindastes e nos dias 14 e 17 a concessionária implantou a operação pare-siga
A concessionária CCR Viaoeste concluiu na quinta-feira o lançamento de 56 vigas no novo viaduto da rodovia Raposo Tavares (SP-270), em São Roque, dentro das obras de duplicação. O viaduto fica no quilômetro 60.
As vigas foram içadas por guindastes e nos dias 14 e 17 a concessionária implantou a operação pare-siga para que a operação fosse feita com segurança.
A CCR Viaoeste informa que o cronograma está sendo cumprido e os usuários podem conferir as atualizações a respeito das obras em andamento nas rodovias Castello Branco (SP-280) e Raposo Tavares em um site exclusivo lançado recentemente: www.obrasccrrodovias.com.br.
Projetos para idosos
Dois projetos de leis com a intenção de ampliar políticas de amparo a idosos que sofrem com o abandono familiar foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Ambas iniciativas aguardam, agora, a sanção do governador e posterior regulamentação poderem ser colocadas em prática e beneficiar a população paulista.
O primeiro autoriza o governo estadual a implementar um programa permanente de amparo a idosos em situação de abandono familiar, incluindo a criação de um cadastro estadual a ser gerido, em conjunto, pelas secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social.
No texto de iniciativa do Rui Alves (Republicanos), há a previsão de o Estado abrigar idosos em lares temporários. De acordo com o deputado, muitos idosos se sentem envergonhados e não pedem auxílio às suas famílias, já que os filhos, muitas vezes, trabalham ou moram longe.
Outro projeto busca a realização de campanhas de conscientização sobre a necessidade de os idosos receberem os devidos cuidados e atenção dos seus filhos, netos e demais familiares. A ideia foi proposta pela deputada Marta Costa (PSD).
Engenheiros
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) informou que conseguiu, na Justiça, uma decisão a favor da suspensão de concurso público da Prefeitura de Itapetininga, que contratava engenheiros com piso salarial inferior ao determinado na Lei Federal 4.950-A/1966.
De acordo com o conselho, o edital deve ser suspenso para que seja feita a retificação dos valores ofertados aos profissionais contratados para os cargos com formação superior em engenharia civil, agronômica e florestal.
Gestões municipais
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou uma nova funcionalidade no Portal TCESP, aplicativo que disponibiliza ao público os principais serviços prestados pela Corte. Trata-se da aba Gestor Municipal, que oferece, a administradores, cidadãos e imprensa, informações das 644 cidades paulistas auditadas pela Casa.
Com a novidade, os interessados podem agora consultar os últimos pareceres prévios das contas das prefeituras; dados dos municípios; informações relacionadas às fiscalizações-surpresa e as conclusões do Índice de Efetividade da Gestão Municipal.
A ferramenta traz ainda conteúdos como repasses ao terceiro setor; obras paralisadas; alertas relativos à Lei de Responsabilidade Fiscal e a relação entre receitas e despesas entre outros serviços. O Portal TCESP pode ser baixado, gratuitamente, por usuários dos sistemas Android e iOS.