Manchas no rio Sorocaba são averiguadas

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) descartou qualquer dano ambiental ao rio

Por Cruzeiro do Sul

O aparecimento de manchas coloridas no rio Sorocaba, na tarde de quinta-feira (21), próximo a ponte Daniela Cerávolo Aprá -- antiga Pinga-Pinga --, no Jardim Iguatemi, causou preocupação nos moradores, que relataram apontaram possível vazamento de combustível ou lubrificante.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) descartou qualquer dano ambiental ao rio. Técnicos da Agência Ambiental inspecionaram o trecho e constataram apenas turbidez das águas, restrita às proximidades das máquinas que executam serviços de desassoreamento no rio.

O Saae Sorocaba havia informado na quinta-feira (21) que uma equipe técnica tinha sido acionada para identificar a possível causa da mancha, assim como coletar água para análise e descartou a hipótese de o problema ser causado pelas máquinas que trabalham no rio.

...abre credenciamento...

O processo judicial poderá estar em trâmite em qualquer uma das Comarcas do Estado de São Paulo ou outro Estado da Federação. Os serviços serão gerenciados de forma centralizada pela Procuradoria do Contencioso Ambiental e Imobiliário.

...para assistentes técnicos

Os interessados devem efetuar as suas respectivas inscrições pelo e-mail lspereira@sp.gov.br até a próxima quarta-feira (27). O edital completo pode ser conferido em https://acesse.one/Zckjn (encurtador).

Capacitação

A Subsecretaria de Convênios com Municípios (SCM), vinculada à Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais, realiza curso de capacitação sobre o Sistema Demandas de Convênios no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba, na próxima quinta-feira (28), a partir das 9h, com o objetivo de agilizar e potencializar o processo de conveniamento entre o Governo do Estado e municípios paulistas.