São Paulo é responsável por 26% da banana produzida no Brasil

Na safra de 2021 e 2022, o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas, de acordo com dados do IBGE

Por Cruzeiro do Sul

O Estado de São Paulo é responsável por quase um terço da banana produzida no Brasil. A atual safra deve resultar em mais de um milhão de toneladas do produto, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento. A produção paulista ajuda a manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo.

Na safra de 2021 e 2022, o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas, de acordo com dados do IBGE, ficando atrás somente da Índia, China e Indonésia. O maior polo produtor do segmento no Estado é o Vale do Ribeira.

Entre as principais variedades da fruta produzidas, estão a prata, nanica, maçã, ouro e terra. A região também se destaca pela produtividade: enquanto a média nacional é de14 toneladas produzidas por hectare, a do Vale do Ribeira é de 22, segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Sabesp unifica

Com a desativação do número 195, em obediência a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o acesso por telefone aos serviços da Sabesp está centralizado no 0800 055 0195 (ligações gratuitas), 24 horas todos os dias, nos canais on-line e pelo WhatsApp (11 3388-8000). Na Região Metropolitana de Sorocaba, ao menos 11 municípios são atendidos pela Sabesp. São eles: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora e São Roque.

Trio elétrico é...

Por meio de requerimento, o vereador Péricles Régis (Podemos) questiona o Executivo sobre a necessidade de contratação de trio elétrico e mini trio elétrico para eventos da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). O texto do parlamentar aponta que houve dispensa de licitação. O serviço é para atender demandas de eventos, campanhas e desenvolvimentos de ações em Sorocaba, coordenadas pela Secom, por um período de 12 meses.

...questionado

A dispensa de licitação foi adjudicada e homologada, conforme publicação no Jornal do Município, no dia 25 de setembro de 2023. O valor para essa contratação é de R$ 32.250. O vereador pede informações detalhadas, incluindo a justificativa da necessidade da locação dos veículos, os eventos nos quais serão utilizados e a possibilidade de utilizar outros recursos próprios que não gerem despesas.

Jardim de Chuva é...

A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Prefeitura de Itu e a iniciativa privada, instalou um Jardim de Chuva no Parque Ecológico do Taboão, o primeiro em área pública no município. Também chamados de sistema de biorretenção, os jardins de chuva são uma solução baseada na natureza, que “imita” o comportamento da natureza para fornecer uma série de benefícios sustentáveis.

...instalado em Itu

Os jardins utilizam a atividade biológica de plantas e microrganismos para remover os poluentes das águas pluviais e contribuem para a retenção e infiltração das águas de chuva, evitando sobrecargas no sistema de drenagem e, consequentemente, inundações nos centros urbanos.

A iniciativa está aberta à visitação no Parque Ecológico do Taboão, localizado na avenida Itu 400 Anos, 77, bairro Itu Novo Centro.