História do Brasil
Sr. editor,
Hoje (quarta-feira, 10 de janeiro), com alegria, li o artigo do sr. Carlos Pinto Neto sobre o Barão e Baronesa dos Campos Gerais, que, inclusive, trás junto lembranças da nossa região, Sorocaba e Itapetininga nos idos do Império, junto de sua Majestade dom Pedro II. Como tenho estudado muito sobre o Brasil Império, principalmente nos livros de Paulo Rezzutti, adorei saber dessa passagem até então desconhecida por muitos.
Minha sugestão é que o sr. Carlos Pinto Neto, com seu conhecimento sobre nossa história brasileira colonial, seja assíduo articulista desse nosso querido jornal.
De tão grande importância, esses conhecimentos históricos que nos mostram nossa formação cultural, etimológica, etiológica e origem dos costumes -- como os tropeiros, em nosso caso --, pois quem conhece a sua história tem como valorizar mais ainda suas origens.
Parabéns ao Cruzeiro do Sul, parabéns ao sr. Carlos Pinto Neto!
SÍLVIA RIBEIRO
Segurança sucateada
Sr. editor,
Ao longo de 28 anos -- 1995 a 2022 --, o mais rico Estado da Nação foi sucateado pelo PSDB, que arrasou com a segurança pública e as demais áreas do Estado.
Na segurança, existe um déficit de 37 mil pessoas nas polícias Militar, Civil e Rodoviária. Esse é o verdadeiro motivo para o crescimento dos furtos e roubos no Estado, em particular na capital paulistana. Algo que a mídia esconde e nem Datena fala.
O governador Tarcísio de Freitas, que nada fez no primeiro ano de gestão, disse que vai contratar 13 mil policiais. Entretanto, é preciso ver se isso é algo factível ou se apenas estava imitando os seus antecessores, que mentiam e nunca faziam a reposição dos policiais.
Infelizmente, a nossa sociedade elege e reelege pessoas que não possuem compromisso com a verdade e a coisa pública. Torram recursos com bobagens, privatizam o que não deveriam e deixam de fazer aquilo que é obrigação de um gestor.
RAFAEL MOIA FILHO