Estado altera bônus para professores
A Secretaria da Educação anunciou as novas regras do sistema de bonificação por resultado dos profissionais da rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo será feito com base nas notas de estudantes de todas as séries e disciplinas avaliadas no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) do Ensino Fundamental e Médio. Até a última edição, o bônus era definido pelo rendimento nas provas de língua portuguesa e matemática das séries finais dos ciclos — 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. “Com a mudança, vamos reconhecer e distribuir com mais equidade o papel de cada professor e profissional na aprendizagem e avanços de nossos estudantes. É uma proposta bastante inovadora para a rede paulista”, explicou Renato Feder, titular da pasta. No novo formato, as escolas seguem com metas próprias consolidadas para todos os ciclos. São computadas a evolução na aprendizagem, a frequência do aluno e a participação dos estudantes no Saresp e Provão Paulista Seriado.
Ciência para Todos...
Prosseguem até 3 de junho as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos. A iniciativa da Fapesp e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida. As inscrições devem ser feitas pelos professores pelo endereço https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/solucao/ciencia-para-todos.
...recebe inscrições
A exemplo da edição anterior, a 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos terá como tema “Um mundo melhor para todos”, que alinha a premiação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e busca fazer uma reflexão sobre o papel da ciência para o alcance das metas da Agenda 2030, além de reforçar a importância do desenvolvimento científico como um dos pilares da formação de cidadãos críticos, reflexivos, que atuam na construção de um futuro mais sustentável, menos desigual e cada vez mais inclusivo.
Casas populares
O município de Piedade vai receber um novo projeto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O comunicado foi feito na última sexta-feira (26) pelo governo estadual, durante uma reunião no Palácio dos Bandeirantes. O plano proporciona 80 residências populares. Segundo a Prefeitura, os detalhes do programa, que incluem informações sobre o local das moradias e as regras para participação, deverão ser divulgados nos próximos dias.
Curso gratuito
A Etec Salles Gomes, de Capela do Alto, recebe inscrições para o curso técnico gratuito em administração de negócios até o dia 9 de maio. São 40 vagas para o período noturno. O programa será desenvolvido presencialmente no segundo semestre de 2024. O exame será no dia 9 de junho, às 13h30. As inscrições devem ser feitas por meio do site https://www.vestibulinhoetec.com.br/home. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3205-2202 e (15) 3251-4242.