Ronda escolar tem treinamento para atender alunos com deficiência
Policiais da Ronda Escolar começam hoje (5) um treinamento para atendimento a alunos da rede estadual, que sejam portadores de deficiência. É uma parceria das Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Educação (Seduc-SP) e da Segurança Pública (SSP) com a criação de um grupo de trabalho que vai viabilizar equipamentos, além da preparação dos policiais envolvidos na atividade em ambiente escolar.
O treinamento pretende capacitar os agentes para que compreendam melhor as necessidades desses estudantes, proporcionando atendimento mais humanizado e eficiente. A proposta prevê que a Ronda Escolar tenha viatura adaptada e identificada para fazer os atendimentos. Também haverá um kit de emergência com itens como colar cervical, luva de contenção, protetor de cabeça, mochila de resgate, entre outros materiais para um atendimento rápido até a chegada do serviço especializado, como Bombeiros ou Samu. De acordo com a Secretaria de Educação, mais de 80 mil alunos com deficiência estão matriculados nas escolas estaduais - da capital, interior e litoral - e vão ser beneficiados.
Mercado imobiliário na região...
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo publicou relatório de venda e locação de casas e apartamentos mês de maio, comparando com os números de abril de 2024 em Sorocaba e região. Foram consultadas 53 imobiliárias da região, incluindo Sorocaba.
...em números
As vendas apresentaram queda de 18% e o volume de novos contratos de locação assinados no período teve alta de 0,19%. As vendas de casas representaram 53% e os apartamentos 47%. Nas locações foram: casas 83%; apartamentos 17% . A média de valores das casas e apartamentos vendidos no período ficou em até R$ 200 mil. No caso da locação, a faixa de preço de preferência dos inquilinos de casas e apartamentos ficou em até R$ 1.000,00.
Estado cria Grupo de Trabalho...
Uma resolução conjunta das Secretarias Estaduais de Agricultura e da Segurança Pública criou o programa Agro SP+Seguro com objetivo de garantir mais segurança às populações rurais. Um grupo de trabalho foi criado para mobilizar as prefeituras, associações, moradores e outros órgãos públicos. Uma das propostas é incorporar os municípios e áreas rurais no programa Muralha Paulista.
... para garantir segurança rural
Foram divulgados alguns de segurança na área rural. Os roubos caíram 36,7% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, passando de 251 ocorrências para 159. Os roubos de veículos caíram 12,9% (de 85 para 74), enquanto os furtos de veículos caíram de 198 para 188. Entre janeiro a maio deste ano, foram registrados 3,6 mil furtos, número 29,5% menor do que no mesmo período de 2022, quando foram 5,1 mil. Além disso, esse ano a Polícia Civil registrou 29 homicídios, quatro a menos do que nos primeiros cinco meses de 2022.