Gpaci faz agradecimento ao Tauste Ação Social por 10 anos de apoio
O Conselho de Administração do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) promoveu ontem (15) um agradecimento público pela colaboração que tem recebido, desde 2014, do setor de ações sociais do supermercado Tauste. Na época, o Gpaci foi a entidade escolhida para a primeira ação social do “Panetone Solidário” em Sorocaba.
A presidente do Gpaci, Maria Lúcia Neiva de Lima, destacou a importância do apoio financeiro, aplicado na reforma do serviço de diagnóstico de imagem, onde estão os equipamentos de tomografia computadorizada, radiologia, ecocardiograma, eletroencefalograma e eletrocardiograma.
Além disso, segundo ela, foi possível ampliar o serviço de observação clínica pediátrica, adicionando nove leitos clínicos e cirúrgicos; e ainda a ampliação do serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO), com 10 leitos e áreas de apoio, que já fez 40 transplantes.
Os recursos enviados ajudaram, também, na ampliação de salas de atendimento para o serviço social, psicologia, coleta, consultas, day clinic, fisioterapia, salas administrativas, área de descanso e áreas de apoio. A casa de apoio com três apartamentos também foi beneficiada. Em 2022, por meio de indicação de clientes do Tauste, o Gpaci recebeu 700 cestas básicas.
A presidente relembrou também o episódio da forte chuva em 19 de janeiro deste ano, quando o Gpaci foi inundado e perdeu alimentos, materiais médicos, medicamentos, mobiliários, equipamentos e três veículos. Ontem (15), o Tauste doou dois veículos novos para as operações logísticas do hospital.
Na foto, Lázaro Paulo Escanhoela Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Gpaci; Laelso Rodrigues, diretor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA); Guilherme Rodrigues da Cunha, diretor social do Tauste; Gláucia dos Santos Cabral Blazeck, vice-presidente do Conselho de Administração do Gpaci; Maria Cecília Affonso, diretora financeira; Ricardo Francisco Escanhoela, do Conselho Deliberativo; e Maria Lúcia Neiva de Lima, presidente da instituição.
Pais devem aproveitar férias ...
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) faz um alerta aos pais e responsáveis para aproveitar o período de férias escolares das crianças para levá-las às Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próximas de casa, a fim de atualizar a caderneta vacinal. Na consulta, o histórico de imunização pode ser acessado, facilitando a administração das vacinas que não estão em dia.
... para colocar vacinação em dia
No calendário básico de vacinação para crianças com menos de um ano estão previstas as imunizações contra doenças como tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, além de poliomielite e coqueluche. Essas doenças têm na vacina a principal forma de prevenção. No Estado de São Paulo já foram registrados 192 casos de coqueluche até o final de junho, de acordo com os dados da SES; doença que é caracterizada por uma infecção respiratória bacteriana que afeta principalmente bebês de até um ano.