Sorocaba está no roteiro do Dia do Patrimônio Histórico
A 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, no dia 17 de agosto, terá este ano o tema “Ferrovias” e inclui Sorocaba na programação preparada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. As atividades gratuitas serão em 40 municípios, entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista. A programação terá apresentação artística em espaços históricos, com foco na importância das ferrovias. Além da capital paulista e Sorocaba, a Jornada do Patrimônio vai passar por Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara d’Oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita Do Passa Quatro, Santana de Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas da Prata, Caieiras, Campinas, Campos do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba e Ribeirão Preto.
Atendimento por acidentes com pipas cresce 139% ...
Um levantamento divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP) apontou que, entre janeiro e maio de 2023, foram registrados 555 atendimentos ambulatoriais por objetos cortantes. No mesmo período deste ano, o número aumentou para 1.326, representando um crescimento de 139%. Esses números confirmam o perigo do cerol utilizado nas pipas, que põe em risco principalmente motoqueiros, ciclistas e pedestres. O cerol, feito de cola e vidro moído, é praticamente invisível e pode causar ferimentos e cortes profundos, provocando até mortes.
...crianças são potenciais vítimas
A SES-SP alerta ainda que o risco é grande também para as crianças, que muitas vezes estão expostas brincando na rua e podem não perceber a linha, ou ao identificar uma pipa enroscada em rede elétrica, podem tentar se aproximar para retirá-la causando lesões por queimadura elétrica. Tão perigosa quanto o cerol, é a linha chilena, também utilizada erroneamente para soltar pipas. Ela tem na composição óxido de alumínio e pó de quartzo, substâncias altamente cortantes. A prática, além de trazer o risco de cortes profundos, pode induzir choques, curto-circuitos e danificar a fiação se entrar em contato com redes elétricas. O cerol e demais linhas cortantes são proibidas no Estado conforme a Lei 17.201/2019 que proíbe o uso, a fabricação e a comercialização do produto.
Castração de cães e gatos em Votorantim
O cadastro para o 6º mutirão de castração de cães e gatos de 2024 será feito nos dias 8 e 9 de agosto na Escola Municipal Professor Antônio Vicente Bernardi, que fica na rua José Alarcon, 50, Jardim Archila, das 9h às 16h, até o preenchimento das 210 vagas. Segundo a Prefeitura de Votorantim, o mutirão será no dia 17 de agosto, na mesma escola, e é voltado aos animais de moradores de baixa renda dos bairros Jardim Archila, Jardim Antônio Rodrigues, Jardim Toledo e Angelo Vial. A orientação é para evitar levar crianças no dia do mutirão, além disso cães de porte grande devem ser levados com focinheira.