Estudantes constroem carro elétrico e vencem competição

Por Cruzeiro do Sul

.

Uma equipe de alunos do Centro Universitários Facens de Sorocaba venceu a 20ª edição da Fórmula SAE Brasil, na categoria carro elétrico. Agora, a B’Energy Racing é bicampeã. O grupo de 18 estudantes de cursos nas áreas de engenharia e tecnologia, além de um professor orientador, construiu o veículo usado na competição no Laboratório de Inovação e Competições Estudantis da Instituição e foi o melhor entre 21 equipes de universidades de todo o Brasil. Participaram mais de mil alunos de 58 instituições de ensino superior no início deste mês. “Somos pioneiros na categoria elétrico e estamos escrevendo nossa história desde 2012, sempre buscando inovação e excelência. Além de termos sido campeões no último ano, também fomos vice-campeões em 2017, 2019 e 2022”, conta Lydia Souza, membro da equipe. Segundo ela, o carro pesa 222kg e vai de 0 a 100km/h em apenas três segundos. “A velocidade máxima que alcançamos é de 127km/h, com uma potência de 92CV e bateria de 300 volts”.

Delegadas da Mulher lançam livro...

As boas práticas aplicadas pelas Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, ao longo dos anos, estão reunidas em um livro. O material foi lançado com a participação de mais de 20 policiais civis que lutam diariamente para o acolhimento de vítimas e no enfrentamento da violência doméstica.

... e compartilham experiências

As autoras são delegadas, escrivãs e uma assessora especial da Secretaria da Segurança Pública. Elas compartilharam conhecimento, experiências e projetos implementados nas DDMs. Entre os temas abordados estão a atuação colaborativa entre instituições, inovações tecnológicas, logística das unidades policiais e atendimento humanizado. As abordagens são centradas nas mulheres e nas crianças vítimas de violência doméstica e familiar, com histórias inspiradoras de dor e superação, além da relevância na integração de equipes multidisciplinares para melhor acolher as vítimas. O livro não apenas documenta a evolução da prestação policial e social nas unidades policiais, mas, também, serve como um guia para buscar melhorias na segurança pública.

Concurso de redação para escolas estaduais...

As secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e Educação (Seduc) do Estado de São Paulo divulgaram o regulamento do Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. Podem participar estudantes da rede pública estadual, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. A competição será dividida em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série). Neste contexto, estão inseridos mais de 2,6 milhões de estudantes.

...com datas definidas e regulamento

As redações devem ser produzidas em equipe, composta por três alunos da unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador. Os estudantes poderão desenvolver as redações até 4 de outubro. Nesta primeira etapa, cada unidade escolar irá formar uma comissão julgadora e escolher três redações, uma por categoria. Depois, do dia 7 de outubro a 25 de outubro, cada diretoria de ensino irá escolher três redações, uma por categoria. Os textos selecionados serão encaminhados para a Seduc, que vai escolher nove redações, três por categoria. Por fim, a Semil classificará esses textos em primeiro, segundo e terceiro lugar. O resultado será divulgado no dia 22 de novembro no site das secretarias. A premiação será no dia 29 de novembro de 2024 em local a ser definido. Os prêmios serão leitores de livros digitais, tablets e notebooks.O regulamento completo pode ser consultado na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390.