Detran alerta sobre golpes telefônicos e ameaças

Por Cruzeiro do Sul

.

Golpistas estão se passando por funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para cobranças financeiras e ainda fazem ameaças a empresas e profissionais credenciados ao órgão, com o bloqueio do cadastro caso não efetuem o pagamento pedido. O Detran-SP alerta que não faz cobranças ou ameaças por telefone e em nenhuma hipótese devem ser feitos pagamentos sem se certificar de que a cobrança é verídica. Quem receber alguma ligação desse tipo, pode fazer a denúncia pelo Fala SP, que é o canal de comunicação do governo do Estado, clicar no botão “Denúncia” e escolher o Detran-SP entre os órgãos listados. Na mensagem, deve relatar o ocorrido. A possível vítima pode também registrar um boletim de ocorrência, para ajudar os responsáveis pela investigação do caso. Em nenhuma hipótese realize pagamentos sem se certificar de que a cobrança é verídica. Além disso, está em andamento, a transformação digital para melhorar o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital. O Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do País, responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs).

Casa da Advocacia em São Roque

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) entregou ontem (22) as novas instalações da Casa da Advocacia e Cidadania de São Roque, sede da 98ª Subseção da Ordem paulista. Agora, o espaço está inserido no conceito da nova era das Casas da Advocacia e entre as reformas realizadas, o prédio recebeu adaptações para garantir acessibilidade, instalação de espaço coworking para o trabalho da advocacia, com acesso gratuito à internet e ao sistema JusBrasil, além de uma sala multifuncional, que permite a realização de reuniões e atendimentos, entre eles, os serviços da Assistência Judiciária gratuita. São Roque tem quase 600 profissionais inscritos na OAB SP e a Subseção é presidida por Adriana Guzzon.

Governo do Estado vai pagar bônus

Os servidores do Centro Paula Souza, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) vão receber uma bonificação do governo do Estado. O decreto já foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas e libera R$ 132,5 milhões a quase 40 mil funcionários e “reconhece o empenho técnico de docentes e de todos os funcionários da instituição em 2023, com bons resultados para a rede de ensino”. Segundo os últimos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na semana passada, das 100 escolas públicas com melhor desempenho no estado, 73 são Etecs. A média das escolas técnicas paulistas no índice Ideb foi de 5,6, superior à meta de 5,2 estabelecida pelo Governo Federal.