Orçamento 2025
O orçamento do município de Sorocaba para 2025 começará a ser discutido em audiências públicas da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quarta-feira, 9, a partir das 9 horas, no plenário da Casa. As audiências, que prosseguem até o dia 16 de outubro, serão realizadas sob o comando da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, presidida pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos) e formada pelos vereadores João Donizeti Silvestre (União Brasil) e Cristiano Passos (Republicanos). O montante estimado para o próximo ano é de R$ 5,6 bilhões, 8,2% superior ao orçamento de 2024, que é de R$ 5,2 bilhões. Todas as audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano.
Homenagens e Atividades
O Conselho Municipal do Idoso de Votorantim, em parceria com as secretarias da Cidadania e Geração de Renda, Cultura e Esportes, realizará uma manhã de atividades para os idosos nesta quarta-feira (9). O evento será no Aquário Cultura, das 8h30 às 11h. Os atletas que representaram Votorantim nos Jogos Regionais do Idoso serão homenageados, destacando a importância do envelhecimento ativo e saudável e incentivar o respeito e o cuidado com a pessoa idosa, além de fortalecer os laços comunitários. A programação do evento inclui, além das homenagens, café da manhã com música ao vivo atividades culturais, esportivas e de lazer.
CNH sem taxas
O Projeto de Lei 1878/24 isenta pais e responsáveis por pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de taxas e encargos para a emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o projeto, a isenção abrangerá os procedimentos preparatórios e se aplica a integrante de família. O autor do projeto, deputado Geraldo Mendes (União-PR), argumenta que o objetivo é dar alívio financeiro para quem cuida da pessoa com espectro autista. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Vagas de emprego...
O estado de São Paulo tem atualmente 25.244 vagas de emprego disponíveis pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. São 13.310 vagas na capital. Já no interior, há 11.320 postos disponíveis, e no litoral, 614. Além da região metropolitana de São Paulo, destacam-se as regiões administrativas de Campinas, com 4.341 oportunidades de emprego; e a de Sorocaba, com 2.851.
...estão disponíveis...
As ocupações com o maior número de postos abertos são as de Auxiliar de Logística, Alimentador de Linha de Produção, Faxineiro e Agente de Vendas de Serviços. O destaque desta semana está no cargo de Operador de Telemarketing Ativo. Nesse caso, o número de vagas aumentou quase sete vezes do mês passado para cá. Passou de 142 para 986 de setembro a outubro.
...e outros serviços
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) também oferecem atendimento e serviços gratuitos para trabalhadores, como a habilitação ao Seguro-Desemprego e a orientação para emitir a Carteira de Trabalho. Outras informações no Portal do Governo de SP.