Comemoração

Por Cruzeiro do Sul

.

 

O Poupatempo de Sorocaba completa nesta sexta-feira (22), 13 anos de funcionamento. A unidade, desde a inauguração, já realizou cerca de 6 milhões de atendimentos, sendo 204,2 mil serviços prestados em 2024. Entre os serviços oferecidos estão a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos, entre outros. No atendimento presencial, é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo, pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, (11) 95220-2974. O Poupatempo de Sorocaba fica na rua Leopoldo Machado, 525.

 

Vagas para docentes

O Cursinho Educação e Cidadania (CEC), do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está disponibilizando vagas em diversas áreas do conhecimento para atuar como docente no ano letivo de 2025. A iniciativa oferece, desde 2009, educação popular a estudantes de baixa renda da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), servindo também como espaço de formação docente para estudantes dos cursos de licenciatura. O período de inscrições vai até 24 de novembro. Além das inscrições via formulário online, haverá uma etapa de entrevistas em grupo previstas no cronograma completo, cujas datas e demais detalhes podem ser conferidos no edital, disponível no site www.cecufscar.com.br/processos-seletivos.

Desconto na tarifa

Foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4630/23, que prevê desconto na tarifa de pedágio rodoviário para automóveis que transportem mais de três pessoas, incluindo o motorista. O projeto, de autoria do deputado David Soares (União-SP), tem como objetivo incentivar o uso de veículos com mais passageiros para reduzir a quantidade de veículos circulando nas vias. O projeto ainda será analisado e para virar lei, precisa ser aprovado por deputados e senadores.

Vacina mpox...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação da vacina LC16m8 contra a mpox para inclusão na lista de insumos de uso emergencial. Este é o segundo imunizante autorizado pela entidade para o combate e prevenção da doença que foi declarada emergência global em agosto e a primeira aprovada para uso em crianças menores de 1 ano em regiões onde há surtos da doença.

...casos...

De acordo com a OMS, em 2024, casos de mpox foram notificados em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas. A República Democrática do Congo é o país mais afetado, sendo que metade dos casos suspeitos, envolvem crianças com menos de 12 anos. O país já ultrapassou 40 mil casos suspeitos em 2024, com 1,2 mil mortes registradas.

...no Brasil...

O Brasil registrou, ao longo de 2024, 1.578 casos confirmados de mpox. O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabiliza ainda 60 casos prováveis e 434 casos suspeitos da doença no país.

 

...situação global

A OMS vai realizar na próxima sexta-feira (22), uma reunião com o comitê de emergência para reavaliar a situação global da mpox.