I Parada Mágica de Natal em Itu

Por Cruzeiro do Sul

.

Será realizada em Itu, a “I Parada Mágica de Natal”. O evento está marcado para o dia 1º de dezembro, das 8h30 às 12h, no final da rua Floriano Peixoto. O projeto é uma iniciativa de empresárias que atuam no local com o objetivo de unir todos os comerciantes e moradores para receberem os visitantes e apresentar a última quadra da rua Floriano, considerada a mais movimentada da cidade. Na programação, música ao vivo, personagens natalinos, produtores locais com artesanato e doces, chegada do Papai Noel e desfile de roupas natalinas. Haverá também, durante o evento, um concurso para melhor fantasia de natal entre o público presente. A entrada é gratuita.

 

Trem iluminado...

Foram abertas quatro datas extras para o passeio no Trem Iluminado da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária, em dezembro. O evento, em comemoração do Natal, fará passeios noturnos abertos ao público em Sorocaba.

...roteiro...

Os passeios terão a extensão de 1,5 km, utilizando uma locomotiva a diesel histórica construída em 1942 para tração do carro de passageiros, com saída da Estação Paula Souza (rua Paula Souza n 420, Centro) e extensão de 1,5 km até a antiga Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, de onde retorna ao ponto de partida. A duração estimada é de 35 minutos.

...ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, no site: www.mpfsorocabana.org.br.
Promocionalmente, todos os públicos pagam meia-entrada (R$ 25). As passagens disponíveis à venda são para os dias 11 e 18 de dezembro (quarta-feira). Os bilhetes das outras viagens extras (dias 12 e 19, quinta-feira) já se esgotaram. Mais datas e horários extras

Feminicídio...

Dados divulgados nesta segunda-feira (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, pela ONU Mulheres e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), mostram que em 2023, 85 mil mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em todo o mundo, sendo que 60% desses homicídios foram cometidos por um parceiro íntimo ou outro membro da família. O índice equivale a 140 mulheres e meninas mortas todos os dias ou uma a cada dez minutos.

...maior incidência...

O continente africano registrou as maiores taxas de feminicídios relacionados a parceiros íntimos e familiares, seguido pelas Américas e pela Oceania. Na Europa e nas Américas, a maioria das mulheres assassinadas em ambiente doméstico (64% e 58%, respectivamente) foram vítimas de parceiros íntimos, enquanto, em outras regiões, os principais agressores foram membros da família.

...intervenções

De acordo com o relatório, “Apesar dos esforços feitos por diversos países para prevenir os feminicídios, eles continuam a registar níveis alarmantemente elevados. São, frequentemente, o culminar de episódios repetidos de violência baseada no gênero, o que significa que são evitáveis por meio de intervenções oportunas e eficazes”, concluiu o documento.