Música gospel é Patrimônio Cultural de Sorocaba
A música gospel agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba. Isso é o que estabelece a Lei n 13.118, de 8 de janeiro de 2025, de autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), publicada no Jornal do Município. O parlamentar explica que a música pode ser considerada patrimônio cultural por causa da sua importância histórica para a cultura de uma região. Justifica ainda que a música gospel faz parte da tradição musical, com vários estilos e nomes variados, mas com uma mesma essência: louvar a Deus.
Resultado Etecs...
Os candidatos do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2025 poderão acessar o resultado da classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão a partir da próxima segunda-feira (13), pelo site vestibulinhoetec.com.br. A convocação para matrículas será feita na próxima quarta-feira (15) por e-mail e SMS.
...cursos técnicos...
Os candidatos aos cursos técnicos, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou Especialização Técnica receberão a convocação por e-mail e SMS. Quem for classificado para a modalidade online será convocado, exclusivamente, por e-mail. Também ocorrerão por e-mail as demais etapas para esse formato de curso.
Heróis e Heroínas
Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lei que inscreve o nome de Hipólita Jacinta Teixeira de Melo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A norma foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (3). Única mulher a participar ativamente da Inconfidência Mineira, Hipólita (1748-1828) integrava a elite de Vila Rica, atual Ouro Preto. Sua fazenda era ponto de reuniões secretas do movimento. Ela denunciou o traidor Joaquim Silvério dos Reis em uma carta, mas, embora não tenha sido presa, teve seus bens confiscados pelo governo colonial. Reconhecida postumamente, recebeu em 1999 a medalha da Inconfidência, tornando-se a primeira mulher agraciada com a honraria. Sua inclusão no Livro reforça a memória da participação feminina na história do Brasil.
Vendas on-line
A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) analisa o projeto de lei nº 4.103/2024, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que propõe novas regras para anúncios e transações em plataformas digitais. O texto altera o Marco Civil da Internet e visa reforçar direitos e segurança nas compras online. Entre as medidas previstas estão a obrigação de informar que as negociações são feitas diretamente entre usuários, disponibilizar dados básicos dos perfis cadastrados e oferecer canais para denúncias de fraudes. Para plataformas que atuam no pagamento ou entrega, o projeto prevê o direito de desistência da compra em até sete dias após o recebimento e estabelece que a plataforma será responsável pela entrega até o fim desse prazo.