Candidatura de Crespo

Por

Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (14/8/2020)

Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (14/8/2020)

O prefeito cassado de Sorocaba, José Crespo, publicou ontem em rede social que será candidato a vereador nas eleições de novembro. A candidatura foi oficializada, confirmou ele. “Com muita alegria, hoje de manhã foi o dia de estar na lista dos candidatos a vereador da nossa amada cidade”. No mês passado, em entrevista ao Cruzeiro do Sul, Crespo havia antecipado que continuaria na política.

Impactos da reforma

O impacto da reforma tributária na retomada do desenvolvimento econômico pós-pandemia será o tema da webinar da Associação Comercial de Sorocaba, que será realizada amanhã, às 14h. A palestra on-line é aberta ao público e pode ser assistida pelo link http://bit.ly/acsotributaria. Os convidados serão Luiz Carlos Hauly, idealizador da PEC 110/19; o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (foto), relator da comissão da reforma tributária; e o também deputado federal Vitor Lippi, membro da comissão. O evento é em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos, Ciesp Sorocaba e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

Ferrovia

O governo federal formalizou na sexta-feira a parceria com o Exército Brasileiro para a construção de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia.O projeto da Fiol tem mais de 1,5 mil quilômetros e vai ligar Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). A cerimônia de assinatura do termo de execução entre a Valec e o Exército aconteceu em São Desidério (BA), com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Leitores

O Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e 2,5 inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.

Royalties de petróleo

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, marcou para o dia 3 de dezembro o julgamento de ação que já levou à suspensão de dispositivos de uma lei de 2012 que preveem as regras de distribuição de royalties do petróleo. Em uma decisão monocrática de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo governo do Rio de Janeiro, a ministra Cármen Lúcia, do STF, suspendeu em caráter cautelar os dispositivos da lei sobre novas regras de distribuição de royalties. A decisão individual de Cármen foi dada em 2013, e não passou pelo crivo do plenário, estando ainda em vigor.