Cresce o consumo de biscoitos, pães e massas

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Alta do dólar será repassada aos preços pelos fabricantes. Crédito da foto: Divulgação

Alta do dólar será repassada aos preços pelos fabricantes. Crédito da foto: Divulgação

O isolamento social no Brasil em tempos de pandemia do coronavírus deve fazer com que as vendas do setor de biscoitos, massas, pães e bolos fechem o período de fevereiro a abril com alta de cerca de 15%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

“Nós crescemos em consumo. As pessoas estão optando por produtos com maior praticidade e um bom custo benefício”, disse o presidente executivo da Abimapi, Claudio Zanão. O ritmo de vendas, porém, deve desacelerar. A Abimapi projeta para o fim de 2020 resultados 3% a 5% superiores aos de 2019.

Segundo a Abimapi, o setor terá de realizar reajustes nos preços dos produtos por causa da atual escalada do dólar e do fato de a matéria-prima do setor ser importada. A Abimapi calcula incremento médio de 12% que deve começar a ser repassado pelos fabricantes aos consumidores ainda neste mês, de forma gradual. “Não há espaço para elevar os preços de uma só vez ao consumidor final”, ressalta a entidade, citando que as indústrias estão com estoque de trigo e farinha de trigo suficiente para dois a três meses de uso.

“Saímos de um dólar de R$ 4 em janeiro para R$ 5,25, uma valorização de 31%. Das 11 milhões de toneladas de trigo consumidas por ano no Brasil, cerca da metade vem principalmente da Argentina, este ano com 30% de aumento, em média”, afirma o presidente-executivo da entidade, Claudio Zanão.

Faturamento

A indústria de biscoitos, massas, pães e bolos faturou R$ 36,7 bilhões em 2019, crescimento de 3,5% ante 2018, segundo levantamento da Abimapi. O volume comercializado ficou estável no comparativo anual, a 3,33 milhões de toneladas. Os segmentos de biscoitos, massas e pães são os principais consumidores do trigo nacional. (Isadora Duarte - Estadão Conteúdo)