Éden comemora 70 anos
Os 70 anos de existência do bairro do Éden, que hoje tem uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, foram comemorados em sessão solene da Câmara de Sorocaba na sexta-feira (12), por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB). Ele enfatizou que, além de celebrar a data, o objetivo da sessão solene foi impulsionar o trabalho de resgate da história do bairro, que nasceu a partir de um pequeno núcleo rural de Pirajibu do Meio. O nome Éden é uma homenagem a Edey Bittencourt Cunha Bueno, esposa do então deputado estadual Antonio Silvio Cunha Bueno, que conseguiu a doação de terras do Estado de São Paulo para agricultores, durante o governo de Adhemar de Barros. O vereador destacou as famílias tradicionais que ajudaram no desenvolvimento e crescimento da região, observando que será feito um trabalho de resgate da genealogia e história dessas famílias.
Polêmica dos remédios
Continua a repercutir a polêmica em torno da possibilidade de medicamentos sem prescrição serem vendidos também em supermercados, o que foi tema de reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul no domingo (14). Nesta segunda-feira (15), a Associação Paulista de Supermercados (Apas) emitiu nota manifestando apoio à Comissão Parlamentar Mista do Congresso Nacional que delibera sobre a venda de remédios em supermercados. Na nota, o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, afirma: “O consumidor passaria a contar com preços reduzidos devido à livre concorrência. Além disso, os supermercados já têm uma responsabilidade muito grande em comercializar alimentos de qualidade a consumidores de todas as regiões, o que nos credencia a oferecer como conveniência analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, relaxantes musculares, entre outros remédios que não necessitam de receita médica para serem comprados, garantindo a sua saúde e integridade.”
Itu dilata “lei da anistia”
A lei complementar nº 27/2017, conhecida como “lei da anistia”, recebe agora a nova redação de alguns parágrafos, por meio da lei complementar nº 37/2019, aprovada neste mês pela Câmara de Vereadores de Itu. O novo texto, do Poder Executivo, funciona como uma dilatação da lei original, dando mais uma chance para quem precisa regularizar imóveis residenciais, comerciais ou industriais. A intenção da Prefeitura é estimular a regularização na cidade, esperando reflexos no mercado imobiliário e incrementos na arrecadação, que serão revertidos em benefícios para o município. O prazo para o requerimento da regularização onerosa é até o dia 19 de setembro deste ano. Quem já havia aderido à lei 27/2017 e não concluiu o pagamento, pode reparcelar a dívida. O parcelamento pode ser feito em até 10 vezes. A regularização onerosa somente é concedida após análise técnica, entrega de documentação e recolhimento de tributos.
Motos para São Roque
Dentro do programa de renovação da frota municipal, a Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Trânsito, recebeu na manhã desta segunda-feira (15) quatro motos zero km. Os veículos já foram integrados à frota e são da marca Yamaha, do modelo Lander 250 cilindradas. Além delas, mais duas estão em processo de licitação, e deverão chegar até o final deste mês, totalizando seis novas motos para a frota. O diretor do Departamento de Trânsito, Vanderlei Martins Paschoal, disse que “com o aumento do número de veículos poderemos agora desenvolver ações efetivas e teremos mais agilidade para atender as ocorrências em qualquer ponto da cidade”.