Justiça Eleitoral de Sorocaba espera 6 mil mesários voluntários
Sorocaba já recebeu cerca de 1,5 mil inscrições de pessoas interessadas em atuar como mesários voluntários nas eleições municipais de 2020.
Segundo o chefe do cartório da 343ª Zona Eleitoral de Sorocaba, João Lima, a estimativa é que a Justiça Eleitoral na cidade tenha cerca de seis mil eleitores atuando como voluntários nas eleições de 2020, sendo 4,8 mil como mesários voluntários e 1,2 mil como apoiadores logísticos. “Esperamos que até o próximo dia 16 uma boa parte dos mesários voluntários estejam nomeados, assim como esses 1,5 mil já inscritos, para em seguida iniciar o treinamento”, afirma.
Lima explica que para ser mesário voluntário o eleitor deve ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. “Temos também mesários voluntários que já atuam nas eleições há vários anos e que já estão sendo convocados. Este ano, porém, por conta da pandemia do coronavírus, os eleitores considerados do grupo de risco, como pessoas a partir de 60 anos, e pessoas com doenças pré-existentes, entre outros, não poderão atuar como voluntários”, diz.
Conforme Lima, a Justiça Eleitoral providenciará aos voluntários, no dia da votação, máscaras descartáveis e álcool em gel. Além disso, os ambientes contarão com demarcações para manter o distanciamento.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), os colaboradores voluntários receberão auxílio-alimentação e terão direito à concessão do benefício de folga no trabalho pelo dobro de dias de atuação, segundo artigo 98 da Lei n. 9.504/1997.
Quem quiser se cadastrar como voluntário pode entrar no site oficial do TRE (http://www.tre-sp.jus.br/), inserindo o número de seu título eleitoral ou pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para smartphone ou tablete, nas plataformas iOS ou Android.
Como novidade das Eleições deste ano, os mesários estão sendo convocados pelas zonas eleitorais por e-mail e pelo aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp. Os cartórios têm até o dia 16 de setembro, conforme a Emenda Constitucional n.º 107, artigo 1º, caput, para convocar os cidadãos que atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.
O juiz eleitoral de Sorocaba, José Elias Themer, afirma que “considerando os preparativos necessários à realização das eleições municipais de 2020, nesse momento encontra-se na fase de seleção e nomeação de mesários, tais personagens são extremamente importantes para a realização do pleito.
Mais de 343 mil mesários
O TRE-SP informa que até o último dia 21, em todo o Estado, o número de inscritos como mesários voluntários chegou a 93.076. A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar 343.616 mesários para o pleito deste ano.
Em 2018, mais de 50% do contingente total foi formado por voluntários, aponta o Tribunal.
Horário ampliado e preferencial
O horário de votação nas eleições municipais deste ano será das 7h às 17h. O horário costumava ser das 8h às 17h.
Também será reservado um horário preferencial de votação, das 7h às 10h, para o voto de pessoas acima de 60 anos, que integram grupos de risco para o novo coronavírus.
As medidas buscam garantir maior tempo para os eleitores votarem com segurança, além de tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. (Ana Cláudia Martins)