Lar São Vicente de Paulo busca padrinhos para o Natal

Por Ana Claudia Martins

Roupas, sapatos e perfumes estão entre os pedidos mais comuns dos assistidos. Crédito da foto: Divulgação

Roupas, sapatos e perfumes estão entre os pedidos mais comuns dos assistidos. Crédito da foto: Divulgação

O Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba, que atualmente conta com 99 idosos, está em busca de padrinhos para os presentes de Natal dos assistidos. Este ano, por conta da pandemia, a festa de Natal dos idosos será diferente e sem a visita dos padrinhos. Entre os pedidos dos idosos, estão roupas, calçados, perfumes, entre outros objetos. E alguns ainda sonham com um pedido especial de Natal: reencontrar seus familiares.

O vice-presidente do Lar São Vicente de Paulo, João Roberto da Silva, afirma que a campanha de Natal já começou e as pessoas interessadas em apadrinhar um idoso ou idosa tem até o próximo dia 18 para entregar os presentes na portaria do local. “Por conta da pandemia da Covid-19, este ano, a festa de Natal não contará com a presença dos padrinhos, que todo ano participavam e entregavam pessoalmente os presentes para os idosos”, afirma.

Segundo ele, a festa ocorrerá no dia 23 e será transmitida pelo Facebook do Lar São Vicente de Paulo e também pelo canal do Youtube da entidade. “Já montamos toda a decoração de Natal e no dia da festa os idosos contarão com as equipes de cuidadores e de enfermagem para evitar qualquer risco de contaminação”, aponta.

João Roberto afirma ainda que os presentes serão todos higienizados e se for preciso as embalagens também serão trocadas por segurança. “Pedimos que cada idoso tenha pelo menos três padrinhos. Assim, caso algum padrinho não envie seu presente, o idoso ou idosa não ficará sem ganhar”, conta.

Os pedidos dos assistidos estão sendo divulgados pelo Facebook da entidade por meio de fotos e vídeos, com os nomes deles e os presentes desejados. Os interessados devem comentar a publicação e deixar um telefone de contato. Ou ainda entrar em contato com o Lar São Vicente de Paulo pelo telefone 3313-9100. Frequentemente a entidade também necessita de doações de alimentos, produtos de higiene, fraldas geriátricas, máscaras descartáveis, entre outros produtos. As doações podem ser entregues no Lar, que fica na avenida Betânia, 1.255, no Jardim Betânia.

Roupas, sapatos e perfumes

Entre os presentes pedidos, a maior parte dos idosos deseja ganhar roupas, sapatos e perfumes. Alguns pedidos, no entanto, são praticamente a realização de um sonho. Jailton, por exemplo, pediu uma sandália número 39, mas sonha mesmo em ver a mãe dele na Bahia.

Já Neusa Fiel pediu um celular e um dia de transformação em um salão de beleza. Mas, por conta da pandemia e do isolamento social, uma viagem ou saída do Lar pode ser arriscado neste momento de pandemia.

O vice-presidente da entidade afirma que no caso dos pedidos de Neusa e de Jailton, que exigem sair do Lar, por enquanto não seria possível por conta da quarentena. “O dia no salão de beleza assim que acabar a quarentena acredito que seja possível. Já quanto ao pedido de Jailton, estamos investigando se realmente familiares dele moram na Bahia”, afirma João Roberto.

Segundo ele, os idosos já são bastante carentes e nesta época do Natal eles ficam ainda mais emotivos. “Com a pandemia eles também estão sem receber visitantes, o que faz muita falta. Esperamos que tudo volte ao normal logo”, destaca o vice. (Ana Cláudia Martins)