Lojas oferecem descontos de até 70% no pós-festas
Com a promessa de conceder descontos de até 70%, lojas e supermercados iniciam logo após o Natal ou no início de janeiro as tradicionais liquidações. Em Sorocaba, algumas promoções começaram no dia 26 de dezembro; outras têm início nesta sexta-feira (3), com lojas de redes abrindo às 6h. Mas a fila de consumidores começou nesta quinta-feira (2) mesmo.
Por volta das 14h, pelo menos cinco pessoas já aguardavam em frente ao Magazine Luiza da rua Álvaro Soares, no Centro. A loja estava fechada nesta quinta-feira (2) por conta dos preparativos para a liquidação. Nesta sexta-feira (3), abriria as portas às 6h, tanto na loja central, como no Shopping Cidade e no shopping do Campolim.
Aqui, o estacionamento seria aberto à meia-noite desta quinta-feira (2), e a entrada será pela ala norte, nas portarias A e B. Às 6h da manhã, começariam a atender a clientela também o Ponto Frio e as Casas Bahia. Os demais shoppings de Sorocaba não informaram se terão lojas abertas mais cedo.
Segundo a assessoria de imprensa da rede Magazine Luiza, a “Liquidação Fantástica” de 2020 está em sua 27ª edição e será realizada nesta sexta-feira (3) em mais de mil lojas em todo o Brasil. Além das promoções nas lojas físicas, a rede também fará a liquidação pelo site e pelo aplicativo, mas não divulgou a quantidade de produtos que pretende vender com a liquidação e nem o volume de negócios, mas espera que as vendas sejam maiores este ano em relação ao mesmo período do ano passado e na Black Friday.
Com relação às demais lojas do comércio de Sorocaba, a Associação Comercial (Acso) informou que vários estabelecimentos já estão com promoções desde 26 de dezembro e que as vendas duram até o fim dos estoques, também com descontos de até 70%.
Na porta da loja
Consumidores sorocabanos disseram que passariam a noite em frente à loja Magazine Luiza na rua Álvaro Soares, no Centro. Por volta das 14h, pelo menos cinco pessoas já estavam no local, em fila, à espera da abertura da loja nesta sexta-feira (3), às 6h. Para passar a noite ali, eles levaram bancos e até um guarda-sol em caso de chuva.
Valdir Xavier, 43 anos, foi o primeiro a chegar. Ele conta que chegou por volta das 6h desta quinta-feira (2), e que esperaria 24 horas até a loja abrir nesta sexta-feira (3) de manhã. Tudo para aproveitar os descontos. “Todo ano eu venho, mas os descontos já foram melhores. Se o preço realmente for bom a gente compra mais, vamos ver”, afirmou. Ele disse que deixou de fazer compras no Natal para gastar na liquidação no início do ano. “Quero ver se acho uma TV com preço bom e também quero aproveitar para comprar brinquedos para os meus filhos”, comentou.
A estudante Larissa Oliveira, 12 anos, e o pai Cleinton Cordeiro, 32 anos, também já estavam na fila na tarde desta quinta-feira (2). Ela faz aniversário no dia 12 e quer ganhar de presente um tablet. Por isso foi com o pai para passar a noite na porta da loja, esperar abrir e comprar o produto com desconto.
Procon orienta
Segundo o Procon Sorocaba, as pessoas devem evitar comprar por impulso, não se deixar levar pelo apelo emocional da oferta e verificar se os valores cobrados nas promoções realmente são vantajosos ou não. O consumidor também deve ficar atento e não contratar seguros e outros serviços que são oferecidos pelas lojas quando compram produtos.
Também é importante conferir todos os documentos no momento da compra e ler tudo antes de assinar. “No caso das compras virtuais, imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios”, orienta o órgão.
O Procon recomenda ainda atenção aos produtos de mostruário e queima de estoque. “O consumidor deve estar atento ao estado físico e ao funcionamento do produto adquirido e, sempre que possível, pedir o teste da mercadoria já no ato da retirada da loja. No caso de produtos de mostruário, os defeitos previamente apresentados ao consumidor não são considerados vícios, desde que não interfiram no funcionamento do produto, tais como arranhões, pequenos amassados, falta de embalagem, entre outros”.
O Procon também recomenda precauções no transporte, já que danos sofridos após a saída do estabelecimento não são de responsabilidade do lojista.
Atenção também na política de trocas. “Produtos adquiridos dentro do estabelecimento comercial não são contemplados pelo direito de arrependimento, bem como o lojista não é obrigado a trocá-los caso não sejam defeituosos. Algumas exceções ocorrem quando o lojista, buscando melhor satisfação de seus clientes, oferece como benefício esta possibilidade. Neste caso, o consumidor deverá solicitar por escrito o prazo e as condições da política de troca (produto na caixa original, etiquetas, nota fiscal, etc)”, destaca o Procon. (Ana Cláudia Martins)