Mais uma vez, totem é alvo de pichação
O totem que fica no canteiro central do início da rodovia Senador José Ermírio de Morais, a Castelinho, em Sorocaba, foi novamente alvo de vandalismo. Os atos de pichação ocorreram entre domingo (6) e segunda-feira (7). O objeto foi pintado no sentido de prejudicar a leitura de mensagem com os dizeres “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”.
A Guarda Civil Municipal (GCM) informou que desconhece o ocorrido, bem como não tem registro de ocorrência recente, nem solicitação sobre vandalismo no local. Já a Prefeitura de Sorocaba não informou se tomará alguma medida com relação à situação, em especial sobre a limpeza do totem.
Não é a primeira que o monumento foi alvo de atos de vandalismo. Alías, os registros são constantes. Em 2013, por exemplo, a placa recebeu os dizeres “Estado Laico”, além da frase “Exu tb”, além de outra manifestação. Em outro ato, foi pichada a sigla “SQN”, utilizada como abreviação “só que não”. Em 2015, a manifestação contrária ao monumento veio em forma de um buraco em uma das palavras. No ano passado também houve ao menos um registro, em janeiro.
Ação do MP
O totem foi, inclusive, alvo de uma ação civil pública do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que questionava a legalidade do objeto no local. A Justiça manteve o monumento, que é visível para quem acessa a rodovia ou transita pela avenida Dom Aguirre. (Marcel Scinocca)