Marginais da Raposo Tavares estão adequadas ao fluxo urbano, diz ViaOeste
A CCR ViaOeste, responsável pela operação do sistema Castelo-Raposo, por meio de sua assessoria de comunicação, informa que os acessos da Raposo Tavares fazem interferência direta com as vias urbanas municipais. Segundo a concessionária, eles foram adequados durante a construção das vias marginais. Veja nota da empresa sobre esta e outras questões da rodovia:
“Esclarecemos que os acessos da Raposo Tavares fazem interferência direta com vias urbanas municipais e foram adequados durante a construção das vias marginais, que ocorreu entre 2008 e 2014. Ressaltamos que todos os projetos seguem as normas técnicas e legislações vigentes, além de serem analisados e aprovados pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
Para aprovação e implantação dos projetos, são necessários diversos estudos prévios, dentre eles, o Estudo de Tráfego. Estão envolvidos nestes estudos, além do corpo técnico da concessionária, consultores e projetistas especializados.
Melhorias
Diversas melhorias foram realizadas durante os 21 anos de concessão nos acessos da rodovia Raposo Tavares, como a implantação de dispositivos no km 96 (acesso a Sorocaba), no km 97+800 (acesso Sorocaba/Votorantim) e no km 102+637 (Piedade).
As marginais implantadas pela concessionária promovem a segregação do tráfego de longa e curta distância, ou seja, contribui para organizar o fluxo urbano e rodoviário. Além destas obras, foram realizadas pela concessionária diversas benfeitorias, como recuperação de pavimento, melhorias na sinalização vertical e horizontal e implantação de defensas metálicas. O volume diário médio no km 93+500 é de 52 mil veículos nos dois sentidos.
Houve redução de 6,6% no total de acidentes entre janeiro e dezembro no comparativo de 2018 em relação a 2017 na Raposo Tavares, no trecho urbano de Sorocaba. Em relação às principais infrações neste trecho da rodovia, esse levantamento deve ser solicitado à Polícia Militar Rodoviária. Sobre a duplicação da Raposo Tavares na região de São Roque, o processo está em fase de obtenção de licenças e a previsão de início das obras é para o primeiro semestre de 2020”, conclui a nota.
Emaranhado de acessos
Os motoristas que trafegam pela rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, criticam o emaranhado de acessos. Também citam os traçados complexos durante o trecho urbano.
Segundo o advogado Renato Campestrini, especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança e colunista de Mobilidade Urbana da rádio Cruzeiro FM 92,3, a Raposo Tavares passa a ter características de uma grande avenida. Isso impulsionado pelo crescimento de Sorocaba. (Carlos Araújo)
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