Média móvel de óbitos cai em Sorocaba
A média móvel de mortes por Covid-19 em Sorocaba era, ontem (3), de dois pacientes por dia. É a menor em quase três meses. O cálculo foi feito com dados registrados entre 28 de agosto e 3 de setembro. Em relação aos 14 dias imediatamente anteriores (3,28), a taxa atualizada representa queda de quase 60%. O indicador confirma, ao menos no momento, tendência de redução da letalidade diária por Covid-19 na cidade.
A queda ocorreu em um dia sem mortes registradas em Sorocaba. Isso não ocorria desde 19 de agosto. Com isso, o número de óbitos se manteve em 355. Nos últimos sete dias, 14 mortes foram registradas na cidade. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), há dois óbitos em investigação.
Casos
Ainda conforme a Secretaria da Saúde, os casos confirmados de Covid-19 passaram de 15.488 para 15.609 na cidade. A cidade recebeu a notificação de 121 novos casos. 60 pacientes estavam internados, sendo 30 em UTI. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 493. O total de recuperados aumentou para 14.701.
A cidade também passou de 493 para 554 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 58 estavam internados em hospitais da cidade, sendo 27 em UTI. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 37.146.
Internações
Pelo terceiro dia seguido, houve redução no número de moradores de Sorocaba internados. Eram 118 pacientes. Houve também recuo no número de pessoas em UTI e no total de internações clínicas.
Já com relação à taxa de ocupação de leitos, houve redução nas UTIs de duas unidades de saúde da rede pública. Isso ocorreu nos leitos de estabilização do hospital de campanha e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Nesses dois locais, a taxa era próxima de 50%. O Novo Regional Adib Jatene manteve a taxa de ocupação de 80%. O local tinha seis leitos vagos do total de 30.
A Santa Casa manteve 95% de ocupação nos leitos de UTI. Ou seja, das 40 vagas, apenas duas estavam livres. Nos leitos clínicos, a taxa de ocupação continuava em 100% nos 10 leitos.
Nas demais unidades públicas com leitos clínicos, a ocupação estava abaixo de 50%. Na rede privada, a taxa de ocupação de UTI segue com patamar abaixo de 40%, e nos leitos clínicos, abaixo de 67%. (Marcel Scinocca, com informações da Prefeitura de Sorocaba)