Mutirão de castração em Sorocaba recebe inscritos até amanhã
As inscrições para participar do mutirão de castração vão até esta quarta feira (30) na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, das 8h às 12h e das 13h às 16h. As pessoas interessadas em castrar seus cães e gatos devem ser moradores dos 11 bairros da região de Brigadeiro Tobias.
O objetivo do Mutirão de Castração é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas, e também para promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. O projeto é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).
Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
De acordo com a Sema, podem participar moradores de Brigadeiro Tobias, Caputera, Genebra, Inhayba, Jardim Eldorado, Jardim Novo Eldorado, Jardim do Sol, Vila Astúrias, Vila São João, Vila Tupã I e Vila Tupã II. Os interessados devem levar no momento da inscrição o RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.
Sobre o procedimento cirúrgico
As cirurgias de castração ocorrerão nesta sexta-feira (1°) de novembro na unidade móvel que estará estacionada na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.
Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, é necessário levar a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte. Além disso, é recomendado que cada animal esteja acompanhado por uma pessoa. Por último, o responsável deve levar uma proteção após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. (Da Redação com informações da Prefeitura de Sorocaba)
[irp posts="182919" ]