Operação do Procon identifica inconformidades em 18 agências bancárias
Ação Agências Bancárias 2021 apurou possíveis falhas em diversos bancos da cidade
A Operação Agências Bancárias 2021, realizada pela Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Sorocaba, identificou inconformidades em 18 bancos. Realizada entre os dias 9 e 30 de abril, a ação apurou, por exemplo, o cumprimento do tempo máximo para o início do atendimento aos clientes.
Durante a ação, foram averiguados o tempo para iniciar o atendimento após a emissão de senha, a quantidade de caixas eletrônicos, guichês de caixa e atendentes de mesa disponibilizados, bem como a verificação de clientes aguardando atendimento do lado de fora das agências.
A fiscalização constatou inconformidades de diferentes tipos. Em cinco agências, o tempo para iniciar o atendimento estava acima do permitido. Já em 15 bancos, havia fila de consumidores aguardando atendimento do lado de fora. Em duas delas, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estava disponível ao público, para eventual consulta.
Segundo a superintendente do Procon, Cristiane Bonito Rodrigues, as unidades em que foi identificado tempo para iniciar atendimento acima do permitido serão autuadas. Conforme Cristiane, o tempo de espera máximo é de 15 minutos, em dias normais. Já nas vésperas ou pós-feriados prolongados, datas de pagamentos dos funcionários públicos, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais, a tolerância é de 30 minutos.
Além disso, as 15 agências onde havia filas na parte externa foram notificadas a prestar esclarecimento e deverão apresentar planos de melhorias.
A Prefeitura de Sorocaba afirma ter realizado reunião com representantes de bancos. Após os encontros, alguns já implementaram ações. Uma delas é a instalação de tendas em frente às agências. Ainda segundo o Executivo, bancos também adotaram triagem, para direcionar mais rapidamente e corretamente os consumidores ao serviço desejado.
Conforme a municipalidade, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se comprometeu a adotar medidas complementares, já implantadas em parceria com a Prefeitura. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)