Operação do Procon identifica inconformidades em 18 agências bancárias

Ação Agências Bancárias 2021 apurou possíveis falhas em diversos bancos da cidade

Por Da Redação

As 15 agências onde havia filas do lado de fora serão autuados e deverão apresentar planos de melhorias

A Operação Agências Bancárias 2021, realizada pela Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Sorocaba, identificou inconformidades em 18 bancos. Realizada entre os dias 9 e 30 de abril, a ação apurou, por exemplo, o cumprimento do tempo máximo para o início do atendimento aos clientes.

Durante a ação, foram averiguados o tempo para iniciar o atendimento após a emissão de senha, a quantidade de caixas eletrônicos, guichês de caixa e atendentes de mesa disponibilizados, bem como a verificação de clientes aguardando atendimento do lado de fora das agências.

A fiscalização constatou inconformidades de diferentes tipos. Em cinco agências, o tempo para iniciar o atendimento estava acima do permitido. Já em 15 bancos, havia fila de consumidores aguardando atendimento do lado de fora. Em duas delas, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estava disponível ao público, para eventual consulta.

Segundo a superintendente do Procon, Cristiane Bonito Rodrigues, as unidades em que foi identificado tempo para iniciar atendimento acima do permitido serão autuadas. Conforme Cristiane, o tempo de espera máximo é de 15 minutos, em dias normais. Já nas vésperas ou pós-feriados prolongados, datas de pagamentos dos funcionários públicos, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais, a tolerância é de 30 minutos.

Além disso, as 15 agências onde havia filas na parte externa foram notificadas a prestar esclarecimento e deverão apresentar planos de melhorias.

A Prefeitura de Sorocaba afirma ter realizado reunião com representantes de bancos. Após os encontros, alguns já implementaram ações. Uma delas é a instalação de tendas em frente às agências. Ainda segundo o Executivo, bancos também adotaram triagem, para direcionar mais rapidamente e corretamente os consumidores ao serviço desejado.

Conforme a municipalidade, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se comprometeu a adotar medidas complementares, já implantadas em parceria com a Prefeitura. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)