Saae descarta deficit hídrico e diz que mananciais estão normais
Apesar de existir previsão de chuvas abaixo da média para o período nos próximos dois meses em Sorocaba, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que não há, neste momento, expectativa de déficit hídrico na cidade. O nível dos mananciais que abastecem a cidade está dentro da normalidade para o período.
De acordo com os dados, a Represa Ipaneminha (manancial Rio Ipaneminha) está com 90% de sua capacidade máxima e a Represa do Ferraz/Castelinho (manancial Pirajibú-mirim), com 70% de sua capacidade máxima.
Já a Votorantim Energia informa que a Represa de Itupararanga opera com volume de 44,19% do volume útil do reservatório, o que é considerado normal para o período. As operações estão direcionadas para garantir o abastecimento de água da região de Sorocaba e a vazão natural do Rio Sorocaba.
Lembrando que a Represa de Itupararanga abastece 85% de Sorocaba com água bruta, que percorre adutoras com 15 quilômetros de extensão, da Serra de São Francisco até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, por meio de gravidade.
Em dezembro do ano passado, a represa estava com nível ainda menor, com menos de 35% da capacidade, nível abaixo do normal para o período já que em dezembro chove mais, sobretudo, por conta da proximidade do início do verão. Segundo os meteorologistas, tem chovido menos, inclusive nas estações mais chuvosas do ano em praticamente todo o País, o que vem afetando os níveis de rios e represas em várias regiões do Brasil.
O Saae informa que acompanha diariamente os níveis dos mananciais que atendem ao município. “Não há, neste momento, expectativa de déficit hídrico que demande ações mais contundentes. Embora a situação atual desperte atenção dos técnicos, em especial considerando que os próximos dois meses têm previsão de chuvas abaixo da média para o período, em contrapartida, é natural a redução de consumo por parte da população nas épocas mais frias do ano”, aponta o Saae.
A autarquia informa que, em breve, entrará em operação a ETA Vitória Régia, que fará a captação de água diretamente do Rio Sorocaba. “O que trará ainda mais segurança para o processo de captação, tratamento e distribuição, inclusive atendendo outras regiões da cidade”, destaca. A ETA Vitória Régia já deveria ter sido inaugurada.
Quarta-feira (5), no início da tarde, a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve nas proximidades da Represa do Ferraz, no Éden, onde é possível observar que o nível do reservatório está baixo, formando trechos de areia, onde antes havia água. O Saae orienta que a população faça sempre o uso consciente da água, com o máximo possível de economia, evitando gastos desnecessários e desperdícios. (Ana Cláudia Martins)