Cerca de 30.199 pessoas na região de Sorocaba não tomaram segunda dose da vacina contra a Covid-19

Em todo o Estado de São Paulo, 400.958 pessoas que não concluíram a vacinação contra a Covid-19

Por Cruzeiro do Sul

Regiões do Estado de São Paulo com pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Nas 48 cidades da região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, o total de 30.199 pessoas ainda não compareceram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (7) pelo governo estadual.

De todas as 17 regiões do Estado, a região de Sorocaba só perde para a Grande São Paulo, onde 196.169 pessoas não voltaram para a conclusão da vacinação contra a Covid-19. E entre as 16 regiões do Estado, exceto da Grande São Paulo, a região de Sorocaba lidera, sendo a com o maior número de pessoas que não voltaram as unidades de saúde para tomar a segunda dose.

De acordo com os número divulgados pelo governo estadual, a região de Sorocaba (30.199) está em primeiro lugar, em segundo lugar aparece a Baixada Santista (26.551), em terceiro a região de Campinas (24.378), em quarto a região de Taubaté (21.620), e em quinto lugar a região de Ribeirão Preto (20.897).

Em Sorocaba, das 30.199 pessoas ainda não compareceram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, 26.249 pessoas tomaram somente a vacina CoronaVac (Butantan) e 3.950 a vacina AstraZeneca/Oxford.

De acordo com o governo estadual, as regiões de Taubaté, Sorocaba, Baixada Santista, Ribeirão Preto e Campinas, que têm alta densidade populacional, respondem em média por 5% a 7,5% do total de faltosos no Estado.

Cerca de 400 mil pessoas 

Já em todo o Estado de São Paulo o total geral de pessoas que não concluíram a vacinação contra a Covid-19 é de 400.958, sendo 299.205 pessoas que tomaram somente a primeira dose da vacina CoronaVac (Butantan) e 101.753 que tomaram a vacina AstraZeneca/Oxford).

O governo estadual informa que o Plano Estadual de Imunização (PEI) distribui quantidades idênticas de 1ª e 2ª dose para as prefeituras municipais completarem o esquema vacinal de quem faz parte do público-alvo.

O Estado informa ainda que os dados consolidados são até esta quinta-feira (6) e mostram que 400.958 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis ainda precisam completar o esquema vacinal, ou seja, receber a segunda dose. “Cerca de metade das pessoas que se enquadram nestes públicos reside na Grande São Paulo, que registra 196.169 faltosos”, informa.

O governo estadual informou ainda que, com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde, para cada faixa etária ou público específico, o governo de São Paulo define as remessas de doses necessárias para cada uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.

“Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas. As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma do PEI e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz/Oxford)”, informa o Estado. (Da Redação, com informações do Governo de SP)