Sorocaba inicia vacinação de pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais nesta terça (1º)

Na mesma data também serão imunizados deficientes permanentes, idosos, profissionais de saúde e e adultos com Síndrome de Down

Por Cruzeiro do Sul

Em números absolutos, são 45.141.433 de pessoas.

Sorocaba fará a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais, além de outros quatro grupos, nos dias 1 e 2 de junho, por agendamento. A imunização será com a primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford e ocorrerá em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, na terça (1º) e na quarta (2), além das pessoas com comorbidades, de 40 anos ou mais, também serão vacinados deficientes permanentes, idosos, profissionais da Saúde e adultos com Síndrome de Down (acima de 18 anos).

Somente poderão fazer agendamento as pessoas pertencentes dos públicos acima e que ainda não se imunizaram com a primeira dose. No total, foram disponibilizadas 13.200 vagas por sistema de agendamento, sendo 1.200 para profissionais da Saúde.

A vacinação ocorrerá nas seguintes UBSs: Escola, Wanel Ville, Éden, Barcelona, Maria do Carmo, Nova Sorocaba, Ulisses Guimarães, Sorocaba I, Aparecidinha, Paineiras e Laranjeiras, das 8h às 16h.

O agendamento on-line foi disponibilizado a partir das 18h da quinta-feira (27) e pode ser acessado pelo link: www.sorocaba.sp.gov.br/cadastrovacina (caso ainda haja vaga). Para as pessoas que não têm acesso à internet ou auxílio para o agendamento on-line, é possível ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Às pessoas com deficiência permanente de 40 anos ou mais será obrigatório apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Já os pacientes com comorbidades de 40 anos ou mais e adultos com Síndrome de Down deverão apresentar relatório médico.

Em relação aos profissionais da Saúde, poderão se vacinar somente aqueles quem atuam nos seguintes serviços: assistente social; biólogo; biomédico; cirurgião dentista; cozinheiro e auxiliares; enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico; médico veterinário e seus respectivos técnicos e auxiliares; motorista de ambulância; nutricionista; odontólogo; pessoal da limpeza; psicólogo; profissional de educação física; recepcionista; segurança; sepultador; técnico em laboratório de análises clínicas e terapeuta ocupacional, além de outras profissões da área da Saúde. É obrigatória a apresentação de documento que comprove atividade profissional em estabelecimento de saúde. (Da Redação)