Humanização ameniza sofrimento em pacientes internados com Covid-19

Dia Nacional da Humanização é celebrado nesta quarta-feira

Por Da Redação

Áudios são reproduzidos para os internados na UTI, até mesmo para os que estão sedados

O Dia Nacional da Humanização é celebrado nesta quarta-feira (9) em todo o país. Durante a pandemia, este tipo de atendimento tem feito a diferença para diminuir o sofrimentos de pacientes com Covid-19 e a famílias dos internados.

Na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, além de médicos e enfermeiros, uma equipe foi montada especificamente para esse atendimento. A humanização é a responsável pelo acolhimento dos pacientes e deve construir uma comunicação efetiva com a equipe médica, pacientes e familiares. Além disso, o setor faz a conferência dos procedimentos hospitalares.

As ações da humanização que mais têm ajudado no acolhimento dos pacientes diagnosticados com o Covid-19 e seus familiares são as visitas virtuais e os áudios reproduzidos para os internados na UTI, até mesmo para os que estão sedados.

“Qualquer manifestação de apoio ao paciente é importante na recuperação. E para a família é um conforto poder se comunicar com seu parente, mesmo que à distância. Estar no hospital é um momento bastante delicado, mas temos atenuado essa situação”, analisa Heder Jouber, coordenador da humanização.

Além desse trabalho com os pacientes Covid-19, a humanização da Santa Casa aplica ações de escuta qualificada, acolhimento, cogestão, defesa do direito dos usuários, fomento de grupalidades e atua na valorização dos profissionais da saúde.

Atualmente, a Santa Casa de Sorocaba é o único hospital do Estado de São Paulo a manter uma equipe exclusiva para a humanização. O mais comum é a criação de comissões internas, com profissionais de diferentes setores atuando com essa finalidade.

A implantação da humanização neste formato aconteceu em 2017, quando o Diretor Presidente da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Junior, assumiu a gestão do hospital. “Nosso objetivo é prestar um serviço de excelência e cuidar das pessoas. Quando alguém está internado, toda a família é envolvida, por isso a humanização é tão importante neste momento delicado”, diz o diretor presidente.

Além do coordenador Heder, a equipe de humanização também é composta pelo agente Airan César. Apesar de trabalharem na linha de frente contra o Covid-19, os dois comemoram no dia 9 de junho, quando é celebrada o Dia Nacional da Humanização.

“O mais importante nesta data é saber que nosso trabalho traz algo de positivo para os pacientes. É muito gratificante ver os internados recebendo alta e elogiando nosso trabalho”, diz Heder.

%MCEPASTEBIN%