Artigo: 'Médico de Família no plano de saúde?', pelo Dr. Sérgio Câmara Fonseca

Reconhecida por conselhos e associações médicas, a Medicina de Família e Comunidade atende os problemas de saúde-enfermidade de forma integral, contínua e com um enfoque global. A partir de agora, a Unimed Sorocaba conta com essa especialidade

Por Sérgio Câmara Fonseca

Dr. Sérgio Câmara Fonseca

"Se você já foi atendido por um Médico de Família provavelmente conseguirá identificar os atributos inerentes desta especialidade. Quando pergunto às pessoas: “Para você, o que é Médico de Família e Comunidade?”, as respostas são bem diferentes umas das outras. Para quem não quer formular algo mais estruturado ou quer se livrar do assunto sem mais delongas, dispara: “É o médico do postinho”. Há quem se vale do significado das palavras e conclui que Médico da Família “é aquele que cuida de toda a família…”

A resposta dos profissionais da área de saúde ou das pessoas que já tiveram experiência no assunto, seja como paciente, seja como acompanhante de familiar, são mais elaboradas e por vezes com pitadas de emoção, a exemplo de uma paciente que simplesmente respondeu: “é o meu médico, que sempre cuida de mim”.

Uma técnica de enfermagem lançou que Médico de Família “é o médico que cuida desde o início da doença”. Outra, disse: “é aquele que cuida da pessoa com um todo, independentemente da doença e da especialidade e, com isso, tem um volume maior de informação para fazer um tratamento melhor”.

Segundo a Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar, o médico de família e comunidade é o especialista que atende os problemas relacionados com o processo saúde-enfermidade, de forma integral, contínua e sobre um enfoque de risco, no âmbito individual e familiar. Com uma visão holística, leva em consideração o contexto biológico, psicológico e social, reconhecendo que a enfermidade está fortemente ligada à personalidade e à experiência de vida da pessoa, preparado para responder às demandas assistenciais em qualquer momento do ciclo de vida individual e/ ou familiar.

Portanto, Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Comissão Nacional de Residência Médica.

O enfoque é a saúde das pessoas nas diferentes etapas da vida, com as seguintes área de atuação:

Saúde do Idoso

Prevenção e Tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão arterial, diabetes mellitus, hipotireoidismo…)

Saúde Mental (ansiedade, depressão)

Saúde da criança

Acompanhamento do Pré-Natal

O objetivo da atuação do Médico de Família é a prevenção das doenças, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, solicitando a intervenção de outros especialistas quando há necessidade. O grande diferencial da especialidade é o olhar ao paciente como um todo, um ser bio-psico-social maior que a soma dos diferentes órgãos e sistemas que compõem nosso corpo.

Agora a UNIMED - SOROCABA, comemorando seus 50 anos, conta com essa especialidade no seu quadro de médicos, possibilitando aos seus clientes a oportunidade de terem uma atenção integral ao longo do tempo, coordenado com o cuidado dos demais especialistas.

Busque no catálogo médico. Agende sua consulta.