Jornal evolui e conquista seu espaço virtual
Cruzeiro do Sul foi um dos pioneiros no Brasil a ter um jornal eletrônico e chegou inclusive a fornecer serviços como provedor de internet, com o CruzeiroNet
Inserido na restrita lista dos mais tradicionais jornais impressos do Brasil, o Cruzeiro do Sul sempre buscou a modernização. Foi o primeiro jornal do interior a adotar o sistema de impressão off-set, o primeiro a trocar as máquinas de escrever por microcomputadores e o segundo a ser impresso em cores todos os dias. Também foi um dos pioneiros no Brasil a ter um jornal eletrônico e chegou inclusive a fornecer serviços como provedor de internet, com o CruzeiroNet. O jornal segue inovando também nas mídias virtuais.
Eveline Dias Almeida, coordenadora dos setores Digital e de Marketing, lembra do jornal inicialmente como alguém que ainda não era funcionária. “Me surpreendi quando entrei no jornal pela primeira vez, em 2018, para fazer entrevista de emprego. Imaginava um ambiente mais antigo, mas me deparei com muita modernidade, tecnologia”.
O jornal foi um dos pioneiros na internet, contando com um portal desde 1998. “Foi um marco na cidade. É pioneirismo digital e até hoje a gente se mantém atualizado tanto nas redes sociais, no portal, quanto nos sistemas usados internamente. As melhores soluções a gente tem aqui”, diz.
Para Eveline, uma prova disso é o reconhecimento que o Cruzeiro recebeu do Google em 2020. “Passamos por um processo de seleção, do qual participaram jornais do mundo inteiro. Fomos contemplados com um valor de apoio durante a pandemia. Foi um reconhecimento pela nossa relevância e pela força e presença on-line.”
Com a doação do Google, o jornal adquiriu uma nova plataforma de publicação de conteúdo na internet, o que agiliza mais o trabalho da Redação. “O nosso site também ficou mais rápido, mais leve, mais bonito visualmente.”
De acordo com Eveline, há produção de conteúdo específico para as redes sociais. “Estamos em crescimento constante no número de seguidores e relevância. Nosso crescimento é orgânico, ou seja, temos alcance pela nossa própria reputação, nossa força de marca. O nome do jornal é muito forte”.
Atualmente, são 295 mil seguidores no Facebook e 80 mil no Instagram. “Também promovemos a acessibilidade. Temos reportagens em formato de áudio e isso é acessível para deficientes visuais, por exemplo.”
Com relação ao mercado publicitário, Eveline diz que o Cruzeiro do Sul oferece soluções customizadas, produtos de publicidade adaptáveis e exclusivos para o cliente. “Trabalhamos com branded content, que agrega mais valor para o público-alvo do anunciante. É uma forma de impulsionar a marca junto à credibilidade do jornal.” (Da Redação).