Área pública do Cajuru terá novo Ecoponto em 60 dias
Local era usado como ponto de descarte irregular de lixo e entulho
Em solenidade realizada ontem (18), a Prefeitura de Sorocaba deu início às obras para a implantação do Ecoponto em uma área pública de 2.500 metros quadrados, localizada na rua Mário Monteiro de Carvalho, no bairro Cajuru. Essa será a segunda unidade da cidade, destinada a atender a população para o descarte correto de diferentes tipos de resíduos. A primeira foi inaugurada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), em fevereiro deste ano, na Vila Helena.
Realizada pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), a iniciativa municipal faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e visa oferecer um serviço gratuito aos cidadãos para garantir a destinação correta de diferentes tipos de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular em locais públicos na cidade, além de promover a reciclagem de alguns tipos de materiais.
Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga assinou o termo de doação de materiais pela Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), para dar início às obras. “O Ecoponto é uma estratégia do nosso Plano de Governo para os locais utilizados para o descarte irregular de todo tipo de resíduo e que acabam causando grandes transtornos à população. O local será todo cercado, com vigilância e receberá revitalização, em parceria com a iniciativa privada”, afirmou o prefeito.
O secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa, destacou que a área pública do Cajuru era utilizada como ponto de descarte irregular de lixo e entulho. “Removíamos de 20 a 30 caminhões de lixo e entulho neste ponto do bairro mensalmente. Será um marco do governo, que evitará o descarte irregular de entulhos em áreas públicas”, disse.
A área pública já recebeu o serviço de limpeza e ganhará ainda paisagismo, postes de iluminação, cerca de alambrado, portão, regularização do piso de acesso, sinalização, além de ponto de água e esgoto. A previsão é que a obra seja finalizada em até 60 dias.
O Ecoponto contará com estruturas em que o cidadão poderá depositar gratuitamente até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, de forma organizada e devidamente separada. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras destinará todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes. Lá, uma cooperativa fará a devida triagem dos resíduos recebidos para dar o destino correto. (Da Redação)