Saae suspende fornecimento de água em Salto
Segundo a autarquia, a medida foi adotada devido ao baixo nível do ribeirão Piraí
O Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae) de Salto suspendeu, neste domingo (22), o fornecimento de água na cidade. Segundo a autarquia, a medida foi adotada devido ao baixo nível do ribeirão Piraí, responsável por mais de 80% do abastecimento do município.
"Conforme o Saae vem alertando há meses dos impactos da pior estiagem dos últimos 100 anos, a situação tem se agravado. Hoje, foi preciso fechar o fornecimento de água de toda a cidade porque o ribeirão Piraí, responsável por mais de 80% do atendimento de Salto, encontra-se em um nível muito baixo a ponto das máquinas não conseguirem captar água", informou o Saae, em material divulgado à imprensa.
De acordo com a autarquia, a equipe técnica tomou a decisão em caráter emergencial, para evitar o colapso do sistema de abastecimento. Outro objetivo é conseguir recuperar o nível dos reservatórios que abastecem a cidade para os próximos dias. "A medida é vital para que a água possa chegar em regiões mais altas, como do Jardim Santa Cruz, do Jardim das Nações, e no final de rede, como no residencial Madre Paulina", afirmou.
Ainda segundo o Saae, para que todos os moradores recebam água ao menos em algum momento do dia, é essencial economizar. Para tanto, orienta os munícipes a evitar desperdício. "Ao desperdiçar água na parte baixa de uma rua, ele (morador) estará consumindo a água que o vizinho da parte mais alta precisará", explica.