BRT completa 1 ano com mais de 7 milhões de passageiros transportados
Dados sobre os corredores Itavuvu e Ipanema foram divulgados nesta segunda-feira, pela Prefeitura de Sorocaba
O sistema de transporte coletivo, Bus Rapid Transit (BRT) Sorocaba, completa 1 ano de operação e comemora a marca de mais de 7 milhões de passageiros transportados ao longo deste período. A população sorocabana se utiliza de uma frota de 87 veículos com alta tecnologia, que, segundo a prefeitura municipal, proporcionam viagens com mais conforto, segurança e agilidade.
O BRTS iniciou suas atividades em 30 de agosto de 2020, com a ativação do Corredor Itavuvu/Terminal Vitória Régia e, no primeiro semestre de 2021, realizou a entrega do trecho Corredor Ipanema/Terminal São Bento.
Com aporte de R$ 50 milhões em tecnologia, o sistema conta com 1902 câmeras distribuídas nos veículos, estações, terminais e vias, 482 telas embarcadas, em abrigos, estações e terminais, 380 dispositivos de bilhetagem e 17 Automatic Teller Machines (ATMs).
Há ainda 462 computadores de bordo, 330 antenas, 110 km de fibra ótica e 48 servidores. Para conectar e integrar todos os dispositivos da operação, é utilizado o Sistema Inteligente de Transporte (ITS), que possui 16 soluções integradas, via plataforma desenvolvida pelo CittaMobi, que recebe as informações, processa, interage e envia comandos ou mensagem para a central de controle. A solução engloba, desde informações produzidas nos terminais, ônibus, catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, TVs e canais de som, sendo controlado de forma remota.
Além dos corredores exclusivos e dos terminais, o projeto requalificou 10 vias (Av. Itavuvu, Av. Ipanema, Av. General Osório, Av. Comendador Oetherer, Av. Comendador Pereira Inácio, Av. Washington Luís, Av. Antônio Carlos Comitre, Av. Gisela Constantino, Av. Izoraida Marques Peres e Av. São Paulo).
Além disso, 91 pontos de paradas foram distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. As avenidas receberam uma faixa especial de concreto e um novo asfalto. Já, os pontos de parada ganharam um mobiliário urbano com cobertura, assentos, espaço reservado para cadeirante, tomadas USB, placas solares e painéis informativos que indicam a chegada do ônibus.
Conforme o poder Executivo, as mudanças nas avenidas provocaram o crescimento da circulação de pessoas, a valorização mobiliária e comercial. Ferreira destaca, ainda, que as ciclovias que integram os corredores exclusivos também foram reformadas, com novo pavimento e sinalização. ”Sabemos que andar de bicicleta faz parte da cultura local. O que é muito bom, pois além de ser algo saudável também contribui para uma mobilidade urbana sustentável. Quem anda de bicicleta em Sorocaba, pode fazer trechos pedalando, guardar a bike em um de nossos terminais e seguir de BRT”, complementa.
Avaliação do serviço
Em abril deste ano, foi realizada a Pesquisa Sensor, encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi, para mensurar o nível de satisfação do usuário em relação ao sistema. Os índices divulgados pela prefeitura apontam a aprovação da população.
Em uma visão geral, 72% dos passageiros consideram o serviço de transporte oferecido pelo BRT como ótimo ou bom. Ainda na escala de ótimo ou bom, 96% dos participantes sinalizaram o conforto, 86% classificaram a segurança neste patamar e 84% disseram que a rapidez nos deslocamentos também é ótima ou boa.
O modelo de contrato do BRT Sorocaba é o primeiro e único do Brasil no segmento de ônibus, no qual a concessionária investe na construção do viário e na operação e manutenção futura de todo o sistema. Ou seja, a empresa de ônibus é responsável pela elaboração do projeto, pela construção/requalificação das vias onde os ônibus passarão, pelo transporte de passageiros e, ainda, pela conservação de toda infraestrutura ao longo dos anos. Desta maneira, sendo imbuído de preservar a qualidade e eficiência do sistema.
Em todo empreendimento, está previsto um investimento total de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS - sendo R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões vindos do Governo Federal) e o restante de responsabilidade do concessionário (iniciativa privada).