Mutirão de Castração tem inscrição gratuita para região do Jd. Ipiranga e Júlio de Mesquita
O objetivo da iniciativa municipal é promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), abre, a partir desta quarta-feira (1), as inscrições gratuitas para o Mutirão de Castração de cães e gatos. Nesta etapa da ação, será contemplada a região do Jardim Ipiranga e do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.
O objetivo da iniciativa municipal é promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. No procedimento, os animais também serão microchipados.
A ação contará com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.
Podem participar cães e gatos de munícipes residentes nos bairros: Jardim Ipiranga, Jardim Abatiá, Vila Excelsior, Jardim Itanguá I, Jardim Itanguá II, Parque Manchester, Jardim Santa Bárbara e Jardim São Marcos.
Os moradores interessados devem se inscrever de 1 a 3 de setembro e de 8 a 10 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Casa do Cidadão Ipiranga, localizada na Rua Estado de Israel, 424, portando RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Serão disponibilizadas 200 vagas em cada dia de inscrição, totalizando 1.200.
As cirurgias desta etapa do mutirão ocorrerão de 13 a 17 de setembro, no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, localizado na Rua Estado de Israel, 27, no Jardim Ipiranga. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.
Castração e microchip
A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.
Cuidados para a cirurgia
Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.
Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.
Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. (Secom/Sorocaba)