Covid-19: comprovante de vacinação pode ser emitido pelo app do Poupatempo
A funcionalidade está disponível para moradores dos 645 municípios do Estado de São Paulo
Os moradores dos 645 municípios do Estado de São Paulo podem emitir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 pelo aplicativo Poupatempo Digital. A versão digital da carteira de imunização é gratuita. O documento comprova o recebimento da primeira e segunda doses da vacina.
Segundo o governo estadual, o comprovante digital foi criado em razão de empresas e estabelecimentos solicitarem a apresentação do documento comprobatório de imunização. "Só este ano, já houve mais de 1,2 milhão de acessos à carteira de vacinação digital, que, além de oficial, respeita todas as práticas de segurança previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)", afirma o Estado, em material divulgado à imprensa.
Conforme o governo, o banco de dados estadual, com as doses aplicadas pelas cidades e registradas na plataforma VaciVida, fica armazenado na plataforma Data Center, da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). A empresa de tecnologia é responsável pela administração do programa Poupatempo. Ainda conforme o governo estadual, essas informações só são enviados ao governo federal para abastecer o sistema do Ministério da Saúde.
Além do certificado de imunização contra a Covid-19, o aplicativo disponibiliza o pré-cadastro para vacinação e o acesso à carteira digital. A ferramenta está disponível gratuitamente, tanto para celulares com sistema Android (Google Play), quanto IOS (App Store).
No app, o usuário poderá acessar as mesmas informações descritas no documento físico, que é entregue na unidade de saúde, no momento da vacinação. A ferramenta ainda permite validar o certificado de imunização, por meio do QR code ou do código do documento, ambos contidos na versão digital da carteira.