Ocorrências de fogo em mata desafiam bombeiros

Incêndios nos meses de estiagem aumentam pela ação humana

Por Marina Bufon

Herick de Oliveira Andrade, comandante dos bombeiros.

As unidades do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e Votorantim atenderam a muitos chamados para controle de incêncios em matas nos últimos dias. Para se ter uma ideia, em apenas 24 horas (de 21 a 22 de agosto), foram 46 ocorrências desse tipo, o que liga um alerta para o período de crítica estiagem que durará, segundo previsões, até o mês de outubro.

“Realmente tivemos um aumento no número de atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros neste ano. O que nos leva a isso são os fatores climáticos, com esse período de estiagem de junho a outubro durante o inverno. Infelizmente percebemos também que muitos desses incêndios são causados pela ação humana. O simples fato de jogar uma bituca de cigarro, soltar balões ou querer limpar terrenos com fogo pode iniciar um princípio de incêndio”, iniciou o 1º tenente Herick de Oliveira Andrade, comandante do posto do Corpo de Bombeiros da avenida Dom Aguirre.

Entre 1º de janeiro de 2020 a 30 de agosto do mesmo ano, foram 674 ocorrências de fogo em mata. Já neste ano, o mesmo período registrou 695 ocorrências, em um aumento de cerca de 3%. Em Votorantim, foram 162 ocorrências neste período em 2020 e 184 em 2021, acusando também aumento, mas de 13,5%. Em todo o Estado de São Paulo, foram 29.712 ocorrências entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2021, 4,5 mil incêndios a mais que o mesmo período de 2020.

“A nossa maior preocupação nesses incêndios de fogo em mato é a questão das residências próximas ao local, que têm risco de vida iminente. Claro que a gente entende que a fauna e a flora do local acabam, além dos problemas que a emissão de fumaça causam, crianças sofrem bastante com problemas respiratórios, mas focamos nas vidas”, explicou.

Não jogar pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente em rodovias próximas a vegetações; evitar fazer fogueiras; não soltar fogos de artifício e nem balões; não queimar lixo; prestar atenção com o uso de velas e, por fim, não deixar crianças brincarem com fogo são ações que reduzem os riscos de incêndio. Em uma emergência, o telefone é o 193.

Corpo de Bombeiros

O 15º Grupamento é dividido em cinco subgrupamentos de bombeiros. A sede é em Sorocaba, com subgrupamentos na própria cidade (1º SGB), seguido de Itu, Itapeva, Itapetininga e Botucatu.

O 1º SGB é responsável pelo atendimento de sete municípios (a própria cidade de Sorocaba, também Araçoiaba da Serra, Votorantim, Salto de Pirapora, Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí). Ele é composto por cinco quartéis de bombeiros, sendo quatro deles em Sorocaba (Posto de Bombeiros do Cerrado, do Santa Rosália, do Éden e da zona norte) e um em Votorantim.

Segundo Andrade, o trabalho do Corpo de Bombeiros é dividido por fases do ano. Agora, entre os meses de junho e outubro, o foco é realmente nos incêndios em mata, enquanto, a partir de novembro, por exemplo, o trabalho fica mais voltado para afogamentos, com a crescente onda de turistas aproveitando o verão nas praias, piscinas e rios.

Para saber mais, direcione a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e visite o nosso Instagram. (Marina Bufon)