Saae remove areia em bacia de detenção

Por Da Redação com Prefeitura de Sorocaba

Máquina retroescavadeira é usada no trabalho.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está desassoreando a Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha. Do início dos trabalhos, no fim de 2020, até agosto deste ano, já foram retirados do local 28.200 m3 de material, quantidade correspondente a 2.350 caminhões do tipo basculante.

O trabalho consiste na remoção dos bancos de areia, com o emprego de uma máquina retroescavadeira e de caminhões, para o transporte do material, que vem sendo retirado e depositado em aterro apropriado. A previsão é que até o fim de setembro seja ultrapassada a meta de retirar 30 mil m3, o equivalente a 2,5 mil caminhões.

“A previsão é que os trabalhos no local prossigam por mais três meses, até o completo desassoreamento da área. As bacias têm a função de comportar as águas pluviais, por um determinado período, até que atinjam os extravasores, quando então são escoadas gradativamente por um dispositivo de drenagem, evitando, assim, possíveis enchentes”, detalha o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

O RDC é responsável pelo combate aos alagamentos, que antes ocorriam nos períodos de chuvas, como nos cruzamentos das avenidas Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Comendador Pereira Inácio e na Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad. (Da Redação, com Secom Sorocaba)