Serviço de radioterapia do CHS atende pacientes desde ontem

Por Ana Claudia Martins

Unidade receberá pacientes de 48 municípios.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) oferece, desde ontem (20), o tratamento de radioterapia para pacientes com câncer de 48 cidades da região de Sorocaba, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, o atendimento era disponibilizado somente pela Santa Casa de Sorocaba.

Segundo o governo estadual, os pacientes oncológicos do SUS serão encaminhados para o tratamento de radioterapia no CHS por meio da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, os pacientes serão encaminhados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde (Cross), da rede Hebe Camargo da região de Sorocaba, que contempla 48 municípios, do Departamento Regional de Saúde (DRS).

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o CHS irá ofertar cerca de 1,6 mil sessões de radioterapia por mês, com capacidade para atender 70 novos pacientes mensais, ampliando assim o acesso ao tratamento oncológico na região.

Além disso, também será ampliado o atendimento a pacientes de quimioterapia, passando de 800 para 1,2 mil sessões ao mês. As cirurgias oncológicas também serão ampliadas, passando de 80 para 110 procedimentos mensais.

O governo estadual informa ainda que as ampliações no CHS permitem a reabertura do Centro Cirúrgico da unidade para atendimento exclusivo a casos eletivos, especialmente oncológicos. E ainda a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes desta especialidade.

O Serviço Social da Construção (Seconci), Organização Social de Saúde que faz a gestão do CHS, receberá R$ 1,5 milhão mensalmente para custeio desta ampliação assistencial. A entrada para o setor de radioterapia no CHS é pelo estacionamento localizado na rua Liberó Badaró, no bairro Jardim Vergueiro. (Ana Cláudia Martins)