Vereadores repudiam caso de Fernando Fernandes em sessão da Câmara
Fernando Fernandes (PP) foi condenado a seis meses de detenção após agredir a então namorada com chutes e socos. Eles se casaram pouco tempo depois
Vereadores de Votorantim manifestaram repúdio ao caso de violência contra mulher envolvendo o suplente legislativo Fernando Ribeiro Fernandes, do Partido Progressista (PP), nesta terça-feira (23), durante a 36ª sessão ordinária da Câmara Municipal. A vítima, Nancy Benitez, abriu um boletim de ocorrência contra Fernandes em julho de 2019. Ainda namorados na época, o motivo da briga que resultou nas agressões teria sido uma crise de ciúmes por parte de Nancy. Apesar dos chutes e socos trocados pelo casal, eles decidiram reatar a relação e se casaram em dezembro do mesmo ano. O suplente de vereador foi condenado a seis meses de detenção no dia 24 de maio de 2021, mas a decisão judicial só se tornou pública nesta semana.
Os discursos na Câmara começaram pelo presidente do PP, Rogério Lima: “Venho representar a nossa legenda, dizendo que a gente é contra a violência da mulher, que a gente não apoia tal atitude que veio do meu suplente do PP” (sic). Ele ainda afirmou que o diretório estadual do partido está apurando o fato para tomar providências. Na mesma linha, também se posicionaram líderes do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB), Democratas (DEM), Parido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Cidadania e Partido dos Trabalhadores (PT).
De acordo com informações contidas na sentença expedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Nancy e Fernandes já conviviam em união estável havia sete meses quando as agressões aconteceram. Foi no fim de tarde do dia 23 de julho de 2019 que a vítima, enciumada pela ex-mulher de Fernandes, teria começado a discutir com o então namorado e feito questionamentos que pioraram ainda mais a discussão. Alterada, ela teria tentado empurrar o acusado. Em defesa, o suplente segurou os braços de Nancy, que não gostou nada da atitude e puxou seus cabelos. Os dois se agrediram durante a confusão.
Ainda segundo o documento, Nancy, que é paraguaia, foi orientada a fazer o boletim de ocorrência por uma amiga brasileira, que a acompanhou até a delegacia de polícia. Após o ocorrido, a vítima viajou para seu país de origem e ficou com sua família. Então, Fernandes procurou pela namorada para fazer as pazes. Eles retomaram o relacionamento, se casaram em dezembro daquele mesmo ano e continuam juntos atualmente. Nancy disse que não sabia que “a coisa era tão séria” no Brasil e que estava com “muita raiva” e “muita mágoa” quando registrou o boletim de ocorrência, pois, nunca havia passado por uma situação como essa.
O laudo de lesão corporal aponta múltiplas agressões em Nancy. Ela apresentava hematomas na orelha e no antebraço esquerdo, nádega e coxa esquerda , escoriação abrasiva no joelho esquerdo e na perna direita. Já em Fernandes, nenhuma lesão foi constatada. Ele próprio admitiu que sua reação foi desproporcional: “Acabei me excedendo... com força em cima dela”.
Ao jornal Cruzeiro do Sul, a Câmara Municipal de Votorantim informou que Fernandes não tem nenhuma ligação ou função no órgão e, por isso, não existe a possibilidade de cassação. "Deixamos claro, por tanto, que não temos qualquer informação a respeito de uma possível condenação, já que ele não foi diplomado vereador", diz a nota.
A reportagem também procurou Fernando Fernandes. Ele, porém, redirecionou o contato para sua agora esposa Nancy Benitez, a vítima das agressões relatadas. Ela disse que o posicionamento oficial do suplente de vereador será publicado em suas redes sociais, porque "é por lá que as pessoas acompanham seu trabalho".
Confira a resposta na íntegra:
“Vou ser bem sincera com você, faça a matéria pautada que você tem para fazer, que os vereadores e a prefeita trabalhem mais pela cidade e munícipes. De repúdios temos milhares de coisas na cidade e no meio político de Votorantim.
Iremos dar esclarecimentos nas redes sociais oficiais do Fernando Fernandes porque lá tem pessoas que seguem, e acompanham o trabalho do Fernando e amam ele.
[O jornal] Cruzeiro do Sul nunca foi atrás do Fernando Fernandes para noticiar as coisas boas que fez e faz pelo povo de Votorantim, tem feito muitos trabalhos excelentes, tem fiscalizado e tem lutado sozinho pelos votorantinenses.
Temos muitas coisas mais importantes a fazer e atender denúncias de votorantinenses.
Mas tem o caso do Rodrigo Pedrico (Marido da Fabíola, prefeita de Votorantim) que agrediu mulheres na época da campanha e foi feito Boletim de Ocorrência. (vão investigar também? e levar a público? Ou será abafado esse caso?)
Como também temos o nobre Vereador Cesar Silva respondendo a processo Maria da Penha. Vamos levar para redes sociais e jornal, por gentileza.
Deus é maior. Nossos esclarecimentos serão nas redes social do meu Marido Fernando Fernandes. E ele continuará o trabalho solidário pela cidade Votorantim e ajudando os munícipes e denunciando” (sic).