Tenente-coronel Sidney Gomes assume o comando do 7º BPM/I
O novo comando é marcado pela operação Mythos, deflagrada na tarde desta quinta-feira (6)
*Atualizada às 20h
O 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) agora é comandado pelo Tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes. A apresentação oficial da autoridade ocorreu na tarde desta quinta-feira (6), na sede do BPM/I, no bairro Santa Rosália.
A nova gestão é marcada pela operação inaugural Mythos, que tem como objetivo reduzir os indicadores criminais de Sorocaba. A ação contou com 72 policiais, 26 motos, 20 viaturas, além de um helicóptero Águia para reforçar o patrulhamento.
O percurso foi feito na região do Bairro dos Morros, próximo a rodovia Raposo Tavares (SP-270), e teve apoio do 40º Batalhão da PM de Votorantim.
O novo comandante assume o cargo que era ocupado pelo também Tenente-coronel Fernando de Agrella. Apesar de ter sido anunciado nesta quinta-feira, Gomes está à frente do batalhão desde o dia 18 de dezembro de 2021.
Antes de ser Tenente-coronel, Gomes já passou pelo batalhão na posição Major da hierarquia militar. Para ele, estar de volta é motivo de orgulho. “É uma honra enorme retornar ao 7º BPM/I. Fico imensamente grato em poder trabalhar em prol da comunidade. Assumo, a partir de agora, uma grande responsabilidade”, diz.
Segundo um levantamento realizado pela Polícia Militar (PM) de Sorocaba, em 2021, foram realizadas 2.463 operações. No decorrer das atividades, houve prisão de 776 pessoas, recuperação de 455 veículos e apreensão de 500 quilos de droga e de 47 armas de fogo.
A corporação também tem iniciativas socioeducacionais, como Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Programa Vizinhança Solidária (PVS), Ronda Escolar, Jovens Brasileiros em Ação, entre outros.
Gomes quer dar continuidade no trabalho de Agrella e pretende deflagrar mais operações para diminuir o índice de criminalidade. A Mythos, primeira do novo comando, faz parte da estratégia para ampliar o policiamento na região.
Até o fechamento desta matéria, um homem de 45 anos, foragido da polícia, havia sido detido no Bairro dos Morros. Ele tem antecedentes criminais pelo crime de roubo e não retornou da “saidinha” de fim do ano. O homem foi levado para a Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da zona norte e permance à disposição da Justiça.
Um adolescente também foi apreendido, no mesmo bairro, com dez pinos de cocaína. Ele foi pego em um cerco montado pelos policiais e acabou confessando que guardava mais 25 porções de drogas em um cano da Raposo Tavares.
Além disso, o jovem também disse que tinha mais entorpecentes na casa onde mora. No total, foram localizados 41 papelotes e 35 pinos de cocaína, 13 pedras de crack e duas porções grandes de cocaína. Ele também foi encaminhado à DPP da zona norte para prestar depoimento.