Testes de Covid realizados na rede municipal aumentam 302%
Nos cinco primeiros dias de janeiro foram realizados 1.098 procedimentos
O surto de gripe que atinge cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) fez aumentar a procura pelos testes de Covid-19 na rede municipal de saúde de Sorocaba. O mesmo aconteceu nas farmácias da cidade e nos laboratórios. Somente na rede municipal, o aumento chega a 302% no início de 2022, na comparação com igual período do mês passado.
Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, no período de 1º a 5 de janeiro deste ano foram feitos 1.098 testes para Covid-19 na rede municipal de saúde. Já no mesmo período do mês passado, ou seja, de 1º a 5 de dezembro de 2021, foram somente 273 testes. O que dá um aumento de 302%.
Na comparação com os cinco primeiros dias de janeiro do ano passado os números de testes contra a doença são parecidos. Foram 1.162 amostras no período de 1º a 5 de janeiro de 2021 contra 1.098 de 1º a 5 de janeiro de 2022.
O que significa que o total de testes de Covid-19 feitos no início deste ano é 94,49% da quantidade realizada no início de janeiro do ano passado, quando a cidade estava na fase amarela do Plano São Paulo e três dias depois, em 8 de janeiro de 2021, regrediu para a laranja, que é mais restritiva.
Porém, o atual cenário da pandemia é bastante diferente do início do ano passado, quando a vacinação contra a Covid-19 estava prestes a iniciar, o que ocorreu a partir do dia 20 de janeiro de 2021, com os profissionais da linha de frente do combate à pandemia.
Além disso, atualmente, Sorocaba já aplicou 1.287.400 doses das vacinas contra a doença, entre a primeira, segunda e terceira imunização.
Outro fator positivo é que com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os óbitos pela doença caíram significativamente, assim como os casos graves e internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o que proporcionou uma melhora no cenário da pandemia não só na cidade, como em todo o Estado de São Paulo e também em praticamente todo o País.
Surto de gripe
Com a pandemia da Covid-19 mais controlada, atualmente as cidades da RMS, assim como boa parte do Brasil, vive, também, um surto de gripe. Em Sorocaba, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão atendendo pessoas com sintomas gripais e também suspeita de Covid-19.
Em quatro dias de funcionamento, as unidades sentinelas já atenderam 1.093 pessoas, ou seja, no período de 30 de dezembro a 5 de janeiro. Lembrando que nos dias 31, 1º e 2 não houve atendimento nas três primeiras UBSs sentinelas: Vila Fiori, Simus e Éden. A UBS São Guilherme, que atende 24 horas para os casos de pessoas com sintomas gripais, passou a funcionar exclusivamente com esse tipo de atendimento na última quarta-feira (5).
Conforme a Prefeitura de Sorocaba, são 13 unidades de saúde do município onde é possível ser testado para Covid-19. Os locais são as 4 UBSs sentinelas, as 3 UPHs (Norte, Oeste e Leste), a UPA Éden, e os PAs Laranjeiras, Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba 1 e São Bento.
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que todo paciente submetido ao teste Covid é classificado como atendimento de síndrome gripal, conforme protocolo estadual de saúde. (Ana Cláudia Martins)