Parte da represa do Braiaiá se rompe em Itu

Segundo a Companhia Ituana de Saneamento, a Defesa Civil não registrou feridos, nem recebeu reclamações ou notificações de alagamentos

Por Cruzeiro do Sul

Infiltração no talude teria causado rompimento de parte da represa do Braiaiá, em Itu

Parte da represa do Braiaiá, em Itu, se rompeu na madrugada deste domingo (9). A informação foi confirmada pela Companhia Ituana de Saneamento (CIS). A autarquia disse que avaliações iniciais indicam uma infiltração no talude como a causa da ruptura. Segundo a CIS, a Defesa Civil não registrou feridos, nem recebeu reclamações ou notificações de alagamentos.

Ainda conforme a companhia, após o ocorrido, o prefeito da cidade, Guilherme Gazzola (PL), bem como o superintendente da CIS, Reginaldo Santos, foram ao local e seguem acompanhando as avaliações. Os secretários de Administração, Moyses Leis, e de Serviços Urbanos, Márcio Milano, bem como o diretor da Defesa Civil, Paulo Guerreiro, também participam das averiguações.

De acordo com a autarquia, a represa precisará passar por obras. Por isso, a captação de água do reservatório será interrompida até a conclusão dos trabalhos. "As equipes da CIS e da Prefeitura de Itu estão, neste momento, fazendo um levantamento da atual situação para recuperação da estrutura de vertedouro e taludes. A avaliação inicial indica que será necessário a reconstrução do barramento em novo ponto da represa", informa, em nota. 

A represa tem aproximadamente 100 anos e é responsável por cerca de 25% da reserva de produção de água do município. "Em meio à estiagem mais severa dos últimos 91 anos, a represa do Braiaiá era a que estava mais próxima de ser recuperada e havia chegado a 70% da sua capacidade na última sexta-feira (07/01)", afirma a CIS.

Segundo a companhia, apesar da suspensão da captação do reservatório, o rodízio segue conforme planejado, no sistema 24h/48h. A autarquia pontuou, ainda, que monitora diariamente deslizamentos de árvores e acompanha os fatores de risco em todas as represas do município. (Da Redação)