Extra Santa Rosália encerra atividades mas lojas continuam abertas

Lojistas informam que hipermercado está passando por reforma; Assaí poderá ser instalado no local

Por Vanessa Ferranti

Uma das novas lojas do Assaí será inaugurada onde antes funcionava o Extra Santa Rosália

O hipermercado Extra Santa Rosália encerrou as atividades na última quarta-feira (12) em Sorocaba, mas a praça de alimentação e lojas instaladas no estabelecimento continuam funcionando normalmente. De acordo com lojistas, atualmente o local passa por uma reforma que afeta somente a parte do mercado. “O prédio permite que a praça de alimentação e a galeria fiquem isoladas, então a obra será realizada sem mexer na grande maioria das lojas. Eles já isolaram aquele corredor próximo a farmácia, colocaram um tapume e a praça de alimentação está com todas as lojas abertas”, conta Glauco Bianchini, proprietário de um restaurante que fica no Extra.

O dono do estabelecimento explicou também que os lojistas não receberam um documento oficial do Grupo Pão de Açúcar (GPA), responsável pela administração do hipermercado, com detalhes sobre o fechamento do estabelecimento, mas um representante da empresa esteve no local e conversou individualmente com cada proprietário. De maneira informal ele recebeu a informação de que um Assaí deverá ser instalado na unidade. “Hoje a gente não recebeu nenhuma informação concreta de até quando irá a obra, mas a previsão que estamos trabalhando é junho”, ressalta Bianchini.

Mesmo após receberem a permissão para exercerem as atividades no local os lojistas continuam aflitos, pois muitos consumidores não estão sabendo que a praça de alimentação e a maioria das lojas da galeria estão funcionando. “Mal saímos da pandemia e essa mudança já está impactando negativamente os negócios, porque caiu bastante o número de pessoas ali dentro. Muitas pessoas receberam a informação de que iriamos fechar. Então distribuímos folhetins e colocamos uma faixa grande na frente do hipermercado para chamar atenção do público”, comenta o proprietário do restaurante.

A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com o Grupo Pão de Açúcar para confirmar se o Assaí será instalado no local. A assessoria de imprensa do GPA informou que conforme comunicado em outubro de 2021, das 103 lojas da rede, 70 pontos comerciais foram vendidos ao Assaí, e as demais 33 unidades serão convertidas em outros formatos do GPA ou fechados. A princípio o grupo informou que todas as unidades do hipermercado seriam fechadas até dezembro de 2021, mas agora estima-se que o fechamento completo da transação dos pontos do Extra para o Assaí em todo o Brasil, considerando tanto a cessão dos pontos comerciais quanto a venda dos imóveis, ocorra antes do fim do primeiro trimestre de 2022.

Extra Campolim

A unidade do hipermercado Extra instalada no Campolim encerrou as atividades em 15 de dezembro do ano passado. Na ocasião, muitos clientes estiveram no local para comprar as poucas mercadorias que ainda restavam nas prateleiras. O estabelecimento estava praticamente vazio de produtos, mas ainda foi possível levar algumas coisas para casa.

Desde que o hipermercado anunciou o fechamento, muitas pessoas ficaram na expectativa para saber o que abrirá no lugar do estabelecimento. Durante conversas informais com clientes, uma moradora da região disse que conhece pessoas que trabalham na área e foi informada sobre a possibilidade do Assaí, localizado no km 99 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), trocar de local e assumir a unidade onde hoje fica o Extra. Já nas redes sociais, muitos dizem que o Pão de Açúcar poderá ser instalado no lugar.

Naquele momento o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e o Assaí informaram ao jornal Cruzeiro do Sul que ainda existem etapas do acordo a serem concluídas e, dessa forma, a lista de lojas envolvidas na operação será divulgada assim que essa informação for disponibilizada ao mercado. “Até que isso seja feito, a companhia não confirma rumores e não pode passar mais informações sobre o destino das lojas”, destaca o Assaí.