Grupo Força Jovem conhece trabalho da Defesa Civil

O objetivo do encontro foi promover a aproximação da população com o órgão de defesa e proteção da vida e do patrimônio

Por Cruzeiro do Sul

Visita foi na sede da Secretaria da Segurança Urbana

A Defesa Civil de Sorocaba recebeu a visita, neste sábado (22), de 12 integrantes do grupo Força Jovem Universal, na sede da Secretaria da Segurança Urbana (Sesu), no Jardim Ana Maria. O objetivo do encontro foi promover a aproximação da população com o órgão de defesa e proteção da vida e do patrimônio.

Na visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Sesu e conhecer detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria municipal e, em formato de bate-papo, trocaram informações sobre a atuação do grupo de jovens e os atendimentos realizados pela Defesa Civil.

O coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Davi Dutra, e a agente Cássia Dutra conversaram com os jovens sobre as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Voluntários da Defesa Civil (Nudecs), mapeamento de risco, monitoramento climático por equipamentos tecnológicos, entre outros.

A Defesa Civil tem a finalidade de coordenar as ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a prevenir consequências de eventos desastrosos e a socorrer as populações das áreas atingidas por esses eventos.

Trata-se de um trabalho de mitigação, preparação, resposta, recuperação e prevenção de desastres e redução de riscos em toda a cidade, contando também com o apoio de moradores, forças de segurança, secretarias municipais, ONGs, CPFL Piratininga, Saae/Sorocaba, Cetesb e a iniciativa privada.

“Dando continuidade às diretrizes do governo Rodrigo Manga, que busca a aproximação cada vez maior da população com o governo, sempre com o propósito de melhorias para o bem comum, propusemos a organização de encontros, como esse, entre entidades, grupos de voluntários e membros da comunidade sorocabana com a equipe da Defesa Civil”, explica o secretário da Sesu, coronel Vitor Gusmão.

“É muito importante que a população conheça as circunstâncias e os eventos fortuitos a que todos estão submetidos e, na iminência de ocorrer uma situação de crise, saiba o que fazer para evitar e prevenir”, finaliza o secretário Gusmão. (Da Redação com Secom Sorocaba)